NOTÍCIAS

IBRAM apoia IV Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza

13 de dezembro de 2013

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) apoiou a realização da IV edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza. Conhecido co

rn

Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) apoiou a realização da IV edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza. Conhecido como o Oscar da Ecologia, o evento é promovido pelo Grupo Ecológico, na cidade de Belo Horizonte (MG). Presidido pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e pelo Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o evento premiou seis categorias e homenageou outras oito em noite de gala no Cine Theatro Brasil-Vallourec.

rn

O objetivo do prêmio é aproximar a sociedade da natureza, abraçar a economia verde e lutar pela diminuição da fome e da pobreza mundial. Além disso, visa difundir as ideias de Hugo Werneck, que pregava a necessidade de se conhecer de maneira científica e vivencial a natureza, principalmente para podermos gostar e cuidar do meio ambiente. O Oscar da ecologia premia, anualmente, as melhores empresas, cases e instituições das mais diversas áreas que trabalham em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.

rn

O evento teve início com a apresentação da canção Ave Maria, seguida pelo discurso do responsável pelo prêmio e Diretor do Grupo Ecológico, o ambientalista e jornalista Hiram Firmino. Na oportunidade, Firmino agradeceu a participação do IBRAM no evento, na figura do Diretor-Presidente José Fernando Coura, representado na premiação pelo Diretor de Assuntos Ambientais do Instituto, Rinaldo Mancin. “É fundamental agradecer ao IBRAM por promover, a cada dia, o diálogo da mineração sustentável”, frisou.

rn

Em seguida, Firmino elogiou a atuação da Ministra de Meio Ambiente Izabella Teixeira, citando o prêmio “Campeões da Terra” entregue a ela pela Organização das Nações Unidas em 2013, como forma de reconhecimento a sua liderança mundial em defesa do meio ambiente e sua atuação pragmática na redução do desmatamento na Amazônia. O jornalista elogiou também a atuação do governador Antônio Augusto Anastasia em Minas Gerais, especialmente na aposta pela Educação Ambiental. “Tudo que queremos é uma sociedade mais justa e inclusiva e que proteja o meio ambiente. Esse é o caminho para um planeta mais justo e melhor, no rumo da economia verde”, frisou.

rn

A Ministra Izabella Teixeira, em seu pronunciamento, afirmou que o Brasil é “determinante na questão das discussões globais sobre sustentabilidade”. “Não podemos perder a capacidade de sonhar. O sonhar é a capacidade de nos fazer ir adiante. Tenho a clara convicção que vamos acabar com o desmatamento ilegal”, garantiu. “Precisamos conhecer a realidade das pessoas e saber ouvi-las, para podermos construir políticas cada vez mais inclusivas”, completou.

rn

O Governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia, aproveitou a oportunidade para afirmar que o “papel de defesa do meio ambiente e da sustentabilidade não pode ser monopólio do poder público”. “Precisamos introduzir em nosso cotidiano e em nosso ambiente coletivo a ideia da defesa do meio ambiente e da sustentabilidade.”

rn

Após os pronunciamentos, tiveram início as premiações da noite. A homenagem mais importante, feita em memória ao Dr. Antunes, foi entregue pelo Relações Institucionais do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), que representou José Fernando Coura e pela cantora Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu a Eduardo Antunes Ribeiro, sobrinho Neto do Dr. Antunes, que representou a filha do Dr. Antunes, Beatriz Antunes.

rn

Augusto Trajano de Azevedo Antunes, o Dr. Antunes, foi um dos principais nomes da mineração brasileira que, pioneiramente, praticou o desenvolvimento econômico com sustentabilidade na década de 50. Dr. Antunes foi o fundador da Sociedade Brasileira de Indústria e Comércio de Minérios de Ferro e Manganês (Icomi) e da Companhia Auxiliar de Empresas de Mineração (CAEMI).

rn

Durante o evento foi exibido um documentário produzido em parceria pelo IBRAM e pela Associação dos Partipantes Ativos, Assistidos e Beneficiários da Fundação CAEMI de Previdência Social / Fundação Caemi de Assistência Social (APAAB/FUNCAEMI) que conta a trajetória de Dr. Antunes.

rn

Entre os presentes estiveram o Secretário Estadual de Meio Ambiente Adriano Magalhães, o Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Elmiro Nascimento, o Deputado Estadual Célio Moreira, Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o Prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda, o Vice-Prefeito de Belo Horizonte Délio Malheiros, o Presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais Olavo Machado, o Presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais, Bertholdino Apolonio Teixeira e o Professor Ângelo Machado.

rn

O prêmio

rn

O Oscar da ecologia, que já se tornou referência nacional e recebe indicações vindas de todo o País, foi criado em 2010 por ambientalistas históricos ligados à memória de Hugo Werneck. Para a edição de 2013, o símbolo da premiação foi uma gravata borboleta que sinaliza a necessidade da questão ambiental ser tratada com respeito e prioridade na agenda governamental e empresarial.

rn

Contemplados em 2013

rn

1 – Melhor em TI

rn

Projeto TI /Verde/AngloGold Ashanti

rn

2 – Melhor em Água

rn

Votorantim Metais

rn

3 – Melhor em Flora

rn

Projeto Oásis – Grupo Fundação O Boticário de Proteção à Natureza

rn

4 – Melhor em Fauna

rn

Projeto Pato Mergulhão/Terra Brasilis

rn

5 – Educação Ambiental

rn

Guerreiros da Amazônia

rn

6 – Mobilização Social

rn

Expedição Rio Paracatu, Movimento Verde/Tonhão

rn

Destaque Municipal

rn

Guilherme Paculdino, criador e gestor da Célula sustentabilidade/Águas de Santa Bárbara – MG.

rn

Destaque Estadual

rn

Berenice Menegale, pianista internacionalmente reconhecida pianista, professora e musicista.

rn

Destaque Nacional

rn

Projeto Sesc Pantanal

rn

Destaque Especial

rn

Roberto Scólforo, reitor da UFLA, Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais.

rn

Melhor Empresa

rn

CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem.

rn

Melhor Empresário

rn

Pedro Luiz Passos, co-presidente da Natura.

rn

Melhor Empresa Parceira

rn

Gerdau

rn

Personalidade Ambiental 2013

rn

Apolo Heringer Lisboa, médico e professor da Faculdade de Medicina da UFMG, fundador e principal ativista do Projeto Manuelzão.

rn

 

rn


IV Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza – crédito: Divulgação

rn


IV Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza – crédito: Divulgação

rn


IV Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza – crédito: Divulgação

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS

Série de vídeos mostra a verdadeira mineração do Brasil

10 de abril de 2018

A extração dos recursos naturais é uma atividade que sempre foi exercida pelo homem. É na natureza que ele busca…

LEIA MAIS

Vale promove jornada de Inteligência Artificial para atrair estudantes à carreira de cientista de dados

21 de outubro de 2020

A Vale vai promover uma Jornada de Introdução à Inteligência Artificial com o objetivo de divulgar a carreira de cientista…

LEIA MAIS