IBRAM apoia seminário “Cases Obed e Mount Polley”
12 de julho de 2016
O evento reuniu técnicos e gestores de mineradoras, órgãos ambientais e Ministério Público em Belo Horizonte (MG) no auditório da Arcelor Mittal
O Diretor de Assuntos Ambientais do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, Rinaldo Mancin, representou o Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura, no seminário “Cases Obed e Mount Polley – Gestão dos Riscos e Impactos Ambientais de Barragens de Rejeitos de Mineração”, realizado realizado pela Aplysia Soluções Ambientais, em parceria com o IBRAM e a ArcelorMittal na última quarta-feira (6/7). O evento reuniu técnicos e gestores de mineradoras, órgãos ambientais e Ministério Público em Belo Horizonte (MG) no auditório da Arcelor Mittal.
Durante o seminário, que contou com palestras técnicas de altíssima qualidade, mereceu destaque a participação de Kari McDonald, Diretora Global de Meio Ambiente e Assuntos Regulatórios da Westmoreland Coal Company – Gestora de 18 minas no Canadá e nos Estados Unidos, incluindo a de Obed que apresentou os resultados de dois incidentes canadenses causados por rompimento de barragens de rejeitos de mineração.
Para Kari, a principal mudança após o rompimento da barragem de rejeitos no Canadá foi o relacionamento entre mineradoras e órgãos ambientais. “Hoje temos sites abertos, por exemplo, onde todos podem ter acesso às informações e isso fortalece a relação de confiança entre as partes envolvidas”, destacou.
Empresas que participaram do evento puderam trocar experiências e debater com cientistas e gestores formas de prevenção e restauração de recursos hídricos. Sebastião Costa Filho, Diretor de Mineração no Brasil da Arcelor Mittal, aproveitou a oportunidade para destacar a importância de manter o tema em discussão e detalhou algumas boas práticas adotadas pela empresa.
Rinaldo Mancin aproveitou a oportunidade para enfatizar a atenção que o IBRAM dedica ao tema e importância de nivelar o setor por meio da adoção das mais modernas práticas relacionadas á sustentabilidade.
O Ecólogo e Coordenador Técnico da Aplysia Fernando Aquinoga , o Oceanógrafo e Professor da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Luis Felipe HaxNiencheski e a Bióloga e Diretora da Aplysia e Instituto Aplysia, Tatiana Furley também palestraram no evento.
IBRAM – Profissionais do Texto