O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor de Sustentabilidade, Julio Nery, participou da mesa de abertura do seminário “Mineração Segura: diálogos técnicos sobre as pilhas de rejeito”, realizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte.
“O setor tem buscado, cada vez mais, investir na segurança, seja de processos, das operações ou das pessoas. Debater sobre segurança de barragem e estruturas de disposição de rejeitos é tratar sobre o futuro da mineração de forma sustentável e responsável, exatamente como a mineração empresarial e moderna atua”, afirmou Julio Nery.
Mesa de abertura do seminário “Mineração Segura: diálogos técnicos sobre as pilhas de rejeito” – crédito: divulgação
Segundo o diretor do IBRAM, nos últimos anos a mineração evoluiu bastante nesta agenda, investindo em novas tecnologias e atualizando a legislação ligada às barragens no país. “A alternativa de adoção dos empilhamentos de rejeito foi uma opção viável para ter uma estrutura de menor impacto para os rejeitos”, ressaltou Nery.
A mesa de abertura do evento, que segue até amanhã (14/12), contou com a participação de diversos especialistas no tema e um público formado por representantes de diversas instituições com interesse na área, como Agência Nacional de Mineração, Defesa Civil, Polícia Militar do Meio Ambiente, empresas mineradoras, além de integrantes do Ministério Público de Minas Gerais.
* Por Raul Jungmann – Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de…
LEIA MAISTerceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…
LEIA MAISO projeto demandará investimentos em torno de R$ 50 milhões, gerará cerca de 220 vagas de emprego (no pico da…
LEIA MAIS