O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor de Sustentabilidade, Julio Nery, participou nesta quinta-feira do 7º Encontro da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (ANUT), onde discutiu temas cruciais relacionados à mineração, logística e sustentabilidade. O evento foi realizado de forma virtual.
Durante sua apresentação, Julio Nery exibiu números que evidenciam o potencial transformador e o progresso socioeconômico que a indústria mineral proporciona à sociedade. “Em 2023, produzimos 1,24 bilhão de toneladas de minérios, exportamos US$42,98 bilhões e isso representa 392 milhões de toneladas de 91 tipologias produzidas no Brasil. Tivemos um faturamento de R$248,2 bilhões e atualmente mantemos mais de 210 mil empregos diretos e induzimos mais de 2,2 milhões de empregos indiretos. Nós somos, sem sombra de dúvidas, um dos três principais setores produtivos do Brasil. Com estabilidade jurídica e tributária, além de amplitude no conhecimento geológico podemos criar um ambiente mais favorável para novas minas e consequentemente um maior crescimento do setor”, sinalizou.
Além disso, ele destacou a necessidade de expandir e melhorar as malhas ferroviárias e rodoviárias do Brasil, enfatizando a importância de uma infraestrutura que atenda adequadamente às demandas de um país de dimensões continentais. Em sua apresentação, Nery apontou que o modal ferroviário atual é restrito e insuficiente para o potencial produtivo do Brasil.
O debate pontuou a relevância de se unir esforços para promover uma logística eficiente e sustentável, alinhada às necessidades do setor e ao compromisso com o meio ambiente.
Empresas e prestadores de serviços de diversos setores e de todo o país podem participar, gratuitamente, da seleção para as…
LEIA MAISO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pela coordenadora de Assuntos Minerários, Aline Nunes, esteve presente ao XXIX Encontro Nacional de…
LEIA MAISFomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…
LEIA MAIS