A mineração tem um importante papel na transição energética e para a construção de um futuro mais sustentável para o planeta. Este processo exige uma oferta de minerais estratégicos que são essenciais ao processo de descarbonização. Neste contexto, o Brasil pode assumir uma posição de liderança na produção desses minérios estratégicos.
O tema foi debatido no painel “Mineração Latinoamericana e seu papel na transição energética global”, realizado nesta sexta-feira, 29, durante o Congresso Nacional de Mineração, em Cartagena, Colômbia.
Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do IBRAM, Cinthia Rodrigues fala sobre transição energética em congresso na Colômbia. Crédito: Divulgação
A gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do IBRAM, Cinthia Rodrigues, ressaltou a posição estratégica do Brasil na América Latina. “Temos uma grande diversidade de bens minerais e o setor mineral brasileiro está em pleno desenvolvimento, com alto investimento em inovação e pesquisa, para a produção do que o mundo chama de minerais críticos’’, ressalta.
Também participaram do debate a diretora-executiva da Câmara Argentina de Empresários da Mineração, Alejandra Cardona, o diretor-executivo da Câmara de Mineração do Panamá, Zorel Morlaes, e o diretor da Red+ Notícias, Giovanni Celis.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) compilou novos dados sobre a indústria da mineração brasileira em 2021. No 3º trimestre…
LEIA MAISO complexo atingiu recorde trimestral de 45 Mt no terceiro trimestre, ao produzir 8,5% a mais do que no segundo trimestre.
LEIA MAISAs barragens B5/MAC (Nova Lima), Marés II (Belo Vale), Santana (Itabira) e Paracatu (Catas Altas), todas em Minas Gerais, tiveram…
LEIA MAIS