O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) destacou os trabalhos desenvolvidos com o objetivo de promover o engajamento e a interação com as comunidades em vários aspectos do dia a dia da mineração, como segurança de barragens, mitigação de impactos, entre outros, durante debate internacional realizado pelo Consulado Britânico no Brasil.
O diretor de Relações com Associados e Municípios do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Alexandre Mello, destacou os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto com o objetivo de promover maior aproximação da indústria mineral com as comunidades. “As empresas do setor mineral vem buscando a transparência e a implementação de planos voltados para as melhorias de temas como: gestão de barragens, mitigação de impactos ambientais, relacionamento com comunidades e outros temas abordados na agenda ESG da Mineração“, disse.
O diretor do IBRAM também abordou a adoção dos protocolos do TSM Brasil e os trabalhos com as entidades parceiras nos projetos de diversificação econômica nos municípios mineradores. “Fazendo uma analogia ao triple bottom line da sustentabilidade, voltada para os pilares ambiental, social e econômico, criei um conceito chamado Sustentabilidade de Engajamento, que pode ser aplicado nesta relação das empresas com as comunidades e os municípios mineradores. Ele se baseia nos pilares: territórios minerados (ambiental), comunidades (social) e empresas (econômico), que, assim como os pilares do conceito da sustentabilidade, devem ser equilibrados para o mesmo nível de importância e de ações efetivas”, disse Mello.
A 5ª Mesa Redonda – Comunidades e conhecimento sob a ótica do GISTM: Integração socioambiental e transparência foi realizada pelo Consulado Britânico no Brasil na última quinta-feira, 28. O evento também contou com a participação da Nathalia Gomide, gerente de desenvolvimento de negócios de mineração do Governo Britânico; Susan Joyce, presidente da On Common Ground Consultants Global Tailings Review; Danilo Vieira, consultor de Meio Ambiente da Associação dos Municípios Mineradores (AMIG); Elizabeth Penhalber, sócia do ERM – Environmental Resources Management; Júlio Grillo, representante do Comitê de Crises Brumadinho; e Maria da Glória Braz, engenheira civil e representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
A arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), considerada o royalty da mineração, totalizou R$ 211 milhões no mês…
LEIA MAISEstudantes do Programa de Formação de Operadores e Operadoras (PFO) e de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial…
LEIA MAISUma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, iniciativa que tem…
LEIA MAIS