NOTÍCIAS

IBRAM divulga requisitos de cinco últimos riscos da campanha “Riscos Críticos da Mineração – Cuidados para a Preservação da Vida”

4 de fevereiro de 2025

A etapa inicial da Campanha foi apresentada em abril de 2023. A iniciativa de segurança abrange 13 riscos críticos e é fruto de dois anos de coleta de dados, planejamento e orientações.

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) apresenta a última etapa da campanha “Riscos Críticos da Mineração – Cuidados para a Preservação da Vida”, que define os 13 principais riscos críticos de segurança do trabalho do setor.  A nova fase da campanha inclui os seguintes riscos: condução de veículos rodoviários, trabalho com explosivos, prevenção e combate a incêndios, sistemas pressurizados e trabalho próximo à água.

A campanha, lançada em abril de 2023, já havia divulgado requisitos para quatro riscos críticos e, em dezembro do mesmo ano, abordou outros quatro. Com a publicação dos últimos cinco riscos, o IBRAM conclui a apresentação dos 13 riscos críticos que representam as maiores ameaças à segurança no ambiente de trabalho.

“Essa campanha é fruto de um esforço conjunto entre as empresas do Grupo de Trabalho Riscos Críticos, composto por especialistas de empresas associadas, e a equipe técnica do IBRAM. Nosso objetivo é orientar o setor sobre os cuidados essenciais para a preservação da vida e o bem-estar dos trabalhadores. A divulgação dos 13 riscos críticos visa fomentar a orientação contínua. No entanto, é fundamental que todas as empresas do setor mineral compartilhem o mesmo compromisso com a segurança e cuidados com as pessoas e redução dos riscos críticos”, destaca Patrícia Moreira, coordenadora de Processos em Segurança na Mineração do IBRAM.

O material está disponível do site do IBRAM. Clique aqui e acesse.

Sobre a Campanha 

A segurança ocupacional é uma prioridade constante para o setor mineral, que investe em novas tecnologias para garantir a integridade dos trabalhadores. Com o apoio de suas associadas, o IBRAM desenvolveu um trabalho orientativo para ajudar as empresas a prevenir acidentes graves, mortes e doenças incapacitantes, além de adotar medidas atenuantes mínimas.

O processo de coleta de dados, planejamento e orientação durou dois anos. O resultado foi a criação da campanha “Riscos Críticos da Mineração – Cuidados para a Preservação da Vida”, voltada a todos os empregados do setor e aos profissionais responsáveis pela saúde e segurança ocupacional.

Os 13 riscos críticos de segurança ocupacional definidos são: bloqueio e isolamento de energia; trabalho em espaço confinado; condução de veículos rodoviários; manuseio de produtos químicos e radiação; trabalho em altura; operação de equipamentos móveis; içamento de cargas; trabalho com eletricidade; trabalho próximo à água; trabalho com explosivos; prevenção e combate a incêndio; proteção de máquinas; e sistemas pressurizados.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza oficina para atualização do guia de planejamento do fechamento de mina

30 de outubro de 2023

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza nesta segunda e terça-feira, 30 e 31 de outubro, em Belo Horizonte (MG), …

LEIA MAIS

NLMK participa da M&T Expo 2018

29 de outubro de 2018

A siderúrgica NLMK vai participar da edição de 2018 da MT&Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção, que…

LEIA MAIS

Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

17 de outubro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS