NOTÍCIAS

IBRAM divulga requisitos de cinco últimos riscos da campanha “Riscos Críticos da Mineração – Cuidados para a Preservação da Vida”

4 de fevereiro de 2025

A etapa inicial da Campanha foi apresentada em abril de 2023. A iniciativa de segurança abrange 13 riscos críticos e é fruto de dois anos de coleta de dados, planejamento e orientações.

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) apresenta a última etapa da campanha “Riscos Críticos da Mineração – Cuidados para a Preservação da Vida”, que define os 13 principais riscos críticos de segurança do trabalho do setor.  A nova fase da campanha inclui os seguintes riscos: condução de veículos rodoviários, trabalho com explosivos, prevenção e combate a incêndios, sistemas pressurizados e trabalho próximo à água.

A campanha, lançada em abril de 2023, já havia divulgado requisitos para quatro riscos críticos e, em dezembro do mesmo ano, abordou outros quatro. Com a publicação dos últimos cinco riscos, o IBRAM conclui a apresentação dos 13 riscos críticos que representam as maiores ameaças à segurança no ambiente de trabalho.

“Essa campanha é fruto de um esforço conjunto entre as empresas do Grupo de Trabalho Riscos Críticos, composto por especialistas de empresas associadas, e a equipe técnica do IBRAM. Nosso objetivo é orientar o setor sobre os cuidados essenciais para a preservação da vida e o bem-estar dos trabalhadores. A divulgação dos 13 riscos críticos visa fomentar a orientação contínua. No entanto, é fundamental que todas as empresas do setor mineral compartilhem o mesmo compromisso com a segurança e cuidados com as pessoas e redução dos riscos críticos”, destaca Patrícia Moreira, coordenadora de Processos em Segurança na Mineração do IBRAM.

O material está disponível do site do IBRAM. Clique aqui e acesse.

Sobre a Campanha 

A segurança ocupacional é uma prioridade constante para o setor mineral, que investe em novas tecnologias para garantir a integridade dos trabalhadores. Com o apoio de suas associadas, o IBRAM desenvolveu um trabalho orientativo para ajudar as empresas a prevenir acidentes graves, mortes e doenças incapacitantes, além de adotar medidas atenuantes mínimas.

O processo de coleta de dados, planejamento e orientação durou dois anos. O resultado foi a criação da campanha “Riscos Críticos da Mineração – Cuidados para a Preservação da Vida”, voltada a todos os empregados do setor e aos profissionais responsáveis pela saúde e segurança ocupacional.

Os 13 riscos críticos de segurança ocupacional definidos são: bloqueio e isolamento de energia; trabalho em espaço confinado; condução de veículos rodoviários; manuseio de produtos químicos e radiação; trabalho em altura; operação de equipamentos móveis; içamento de cargas; trabalho com eletricidade; trabalho próximo à água; trabalho com explosivos; prevenção e combate a incêndio; proteção de máquinas; e sistemas pressurizados.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



No Brazil China Meeting, presidente do IBRAM apresenta panorama e perspectivas da mineração brasileira a investidores internacionais

11 de janeiro de 2024

Raul Jungmann acredita em incremento da parceria entre os dois países. “Eu acredito que os próximos anos da relação entre…

LEIA MAIS

IBRAM discute novas experiências em jornadas de trabalho na mineração

21 de fevereiro de 2025

Compreender as realidades e necessidades das empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), identificar modelos de jornadas de trabalho…

LEIA MAIS

Gerdau se tornou a única produtora de aço a compor o ICO2, da B3

7 de janeiro de 2021

A Gerdau foi selecionada para compor a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2), da B3. O ICO2 reúne empresas do…

LEIA MAIS