NOTÍCIAS

IBRAM e CNI oferecem capacitação em emissões de gases do efeito estufa

21 de agosto de 2013

Cursos realizados em parceria com as federações estaduais e associações setoriais ajudam as empresas a avaliar o uso dos recursos naturais e a eficiência dos processos industriaisrnO Instituto Brasileiro de Mine

Cursos realizados em parceria com as federações estaduais e associações setoriais ajudam as empresas a avaliar o uso dos recursos naturais e a eficiência dos processos industriais

rn

Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) apoiará a Confederação Nacional da Indústria (CNI) programa de capacitação de empresas no “Programa de Inventários Corporativos de Gases de Efeito Estufa”. A próxima edição do evento será nos dias 16 e 17 de setembro na FIBRA.

rn

As crescentes exigências de mercado demandam o aperfeiçoamento da gestão ambiental das empresas, com base em requisitos reconhecidos internacionalmente. Um número crescente de normas técnicas e certificados associados ao conhecimento do ciclo de vida dos produtos e à otimização dos processos produtivos vem sendo publicado. Atualmente, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) acompanha o Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV), o Programa Brasileiro GHG Protocol e a discussão de normas técnicas da ISO e da ABNT, tais como a Pegada de Carbono e a Pegada Hídrica. Para acompanhar a tendência do desenvolvimento sustentável e incrementar a competitividade ambiental da produção industrial brasileira, é fundamental conhecer e apropriar-se das metodologias disponíveis para quantificar o uso dos recursos naturais e a eficiência dos processos industriais.

rn

A CNI antecipa-se à tendência e oferta ao Sistema Indústria e aos empresários o Programa de Capacitação em Inventários Corporativos, habilitando-os a elaborar inventários corporativos de uso de recursos naturais e energia, bem como de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e de geração de resíduos.

rn

O Programa

rn

A mudança do clima representa riscos e oportunidades para o setor privado, particularmente em países emergentes como o Brasil. Os impactos advindos da mudança do clima podem afetar o desempenho econômico, ambiental e social das organizações. As oportunidades de crescimento em produtos e serviços que resultem em baixa emissão de carbono também são significativas e devem ser identificadas e maximizadas.

rn

Neste cenário, a gestão de carbono está se tornando um aspecto cada vez mais importante nas agendas corporativas, nas quais os stakeholders e acionistas já começam a pressionar as corporações para que estas divulguem suas exposições a esses riscos, analisando a competitividade do setor e o retorno de investimentos.

rn

Tendo como objetivo orientar o setor industrial a se inserir de maneira competitiva na nova Economia de Baixo Carbono, a CNI oferece o Programa de Capacitação em Inventários Corporativos de Emissões de Gases de Efeito Estufa. O programa visa aumentar o conhecimento da empresa com relação ao perfil das suas emissões, identificando as fontes e a intensidade dessas emissões.

rn

Mais informações podem ser obtidas pelo: inventario@cni.org.br

rn

 

rn

 

 

Fonte: CNI / IBRAM

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Nota Técnica do Ministério do Trabalho esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” frente à NR 12

3 de dezembro de 2018

A Nota Técnica nº 31/2018/CGNORDSST/SIT/MTb, expedida pelo Ministério do Trabalho, esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” e de robôs tradicionais…

LEIA MAIS

IBRAM renova liderança e defende protagonismo do setor

21 de janeiro de 2019

Com grande experiência nos setores público e privado, Jerson Kelman assume a presidência do IBRAM; presidente do Conselho, Luiz Eduardo…

LEIA MAIS

IBRAM anuncia os vencedores do Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil 2022

28 de novembro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) revelou na última terça-feira, 22, no escritório em Belo Horizonte (MG) os grandes vencedores…

LEIA MAIS