NOTÍCIAS

IBRAM e FPMin levam à Câmara dos Deputados exposição sobre a presença da mineração no dia a dia

6 de novembro de 2025

Até o dia 7 de novembro o público poderá ver de perto a importância da atividade mineral para a sociedade.

A exposição “Sua Casa é Mineração: do solo ao seu dia a dia” foi inaugurada nesta quarta-feira (5/11) no Espaço Mário Covas, anexo 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A cerimônia de abertura contou com a presença do vice-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Fernando Azevedo, e do deputado federal Zé Silva, presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin). Também prestigiaram a cerimônia os deputados federais Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), Geraldo Resende (PSDB-MS) e Newton Cardoso Jr. (MDB). Pelo IBRAM também participaram do evento o diretor de Assuntos Minerários, Julio Nery, o diretor de Sustentabilidade e Assuntos Associativos, Rinaldo Mancin, as gerentes, Claudia Salles, de Sustentabilidade, e Cinthia Rodrigues, de Pesquisa e Desenvolvimento, além da coordenadora de Relações Institucionais, Elena Renovato, e da Consultora de Relações Institucionais, Renata Santana.

O evento marcou o início de uma mostra que busca aproximar a sociedade do universo mineral e mostrar como a mineração está presente no cotidiano, desde a água que sai da torneira até os equipamentos eletrônicos, cosméticos e alimentos.

Durante a cerimônia, Fernando Azevedo destacou a importância simbólica da exposição, descrevendo-a como uma representação de um lar, um recorte de uma residência, especialmente de uma cozinha, que evidencia o quanto a mineração está presente no cotidiano. Segundo ele, a mostra permite compreender a relevância dos minérios em nossa vida. “Tudo o que não é vegetal nem animal vem do mineral. Precisamos reforçar a importância da mineração e o quanto ela é essencial para o nosso dia a dia”, salientou.

O deputado Zé Silva destacou que a exposição foi planejada de forma estratégica para alcançar todos que circulam pelo Congresso Nacional, ambiente onde são tomadas decisões que influenciam diretamente o dia a dia dos brasileiros. Segundo ele, cerca de 150 mil pessoas devem visitar a mostra durante o período de realização, o que reforça a oportunidade de evidenciar, de maneira prática e acessível, que a mineração está presente em todos os aspectos da vida cotidiana, inclusive no lar. O parlamentar também ressaltou que, com a aproximação da COP30, o Brasil tem a chance de assumir o protagonismo na transição energética, processo que, conforme lembrou, só é possível graças à mineração.

Entre as atrações da mostra está a Casa da Mineração, espaço interativo que apresenta de forma prática e lúdica como os minérios estão presentes em objetos comuns, como geladeiras, fogões, celulares e televisores. A proposta é despertar a curiosidade do público e inspirar uma nova geração de cidadãos conscientes sobre o uso dos recursos naturais e o papel da mineração no desenvolvimento sustentável. A exposição permanece aberta ao público até o dia 7 de novembro, com entrada gratuita, no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados.

IBRAM e FPMin levam à Câmara dos Deputados exposição sobre a presença da mineração no dia a dia

Equipe do IBRAM e o deputado Zé Silva na exposição – crédito: divulgação

Doação

Após o encerramento da exposição da Casa da Mineração todos os móveis e equipamentos utilizados na decoração serão doados a uma instituição beneficente escolhida por votação popular, em uma iniciativa que une responsabilidade social e sustentabilidade. Participam da ação a APAE de Riachinho (MG), a APAE de Iturama (MG) e o Instituto “Você Nunca Andará Sozinho”, de Samambaia (DF), entidades que desenvolvem projetos voltados à inclusão, educação e apoio a pessoas com deficiência e suas famílias. A votação ocorre no site do IBRAM, entre 4 e 7 de novembro de 2025, e também por enquete no Instagram do IBRAM e da FPMin, no dia 6 de novembro, com o resultado divulgado em 7 de novembro, às 13h.

A instituição mais votada será premiada com um conjunto completo de móveis e eletrodomésticos utilizados na mostra, incluindo sofá, mesa, poltrona, geladeira, fogão, micro-ondas e outros itens que unem funcionalidade e design moderno.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM reforça importância dos minérios para a transição energética em debate em Brasília

14 de maio de 2025

Crédito: Ed Alves Correio Braziliense A transição energética é, acima de tudo, uma transição mineral. Os minerais críticos e estratégicos…

LEIA MAIS

Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos 2025 vai debater políticas para o Brasil expandir produção mineral

14 de maio de 2025

Minerais críticos e estratégicos para diversos fins, como a transição energética, podem fazer do Brasil um dos líderes em produção…

LEIA MAIS

Desafios de gestão territorial na Amazônia é tema da reunião dos associados do IBRAM

10 de outubro de 2022

Mineração na Amazônia, garimpo ilegal, legislação equivocadamente favorável à ilegalidade, dificuldades de controle de compra e venda de ouro na…

LEIA MAIS