NOTÍCIAS

IBRAM e Hydro promovem capacitação de jornalistas para a cobertura da COP 30

22 de maio de 2025

Crédito: Divulgação

O papel dos minerais críticos e estratégicos na transição energética será um dos temas centrais da COP 30, conferência da ONU sobre mudança climática, que acontecerá em novembro, em Belém (PA). Para preparar a imprensa a cobrir esse importante evento, a Norsk Hydro Brasil, em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), realizou na última segunda-feira (19), na capital paraense, o curso “Mineração para Jornalistas”, voltado a profissionais de veículos nacionais e regionais.

Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM, enfatizou a importância de uma comunicação qualificada sobre o setor mineral. “A expectativa é que o setor chegue à COP 30 com compromissos, propostas e soluções bem estruturadas. Preparar os profissionais da imprensa é fundamental para que a sociedade seja bem informada. Lembrando que é a mídia que constrói nossa imagem junto ao público. Por isso, esse encontro foi tão relevante e contou com ampla representatividade”, destacou.

Para Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro Brasil e membro do Conselho Diretor do IBRAM, o curso fortalece a conexão entre o setor mineral e os profissionais da comunicação. “A capacitação é essencial para explicar tecnicamente os desafios da mineração. É um momento de alinhamento, de troca de informações e de diálogo sobre a COP e os projetos em andamento. Esta será, na minha visão, a melhor COP da história. É a COP da floresta, da realidade, da sustentabilidade — a COP das pessoas e das comunidades”, afirmou.

Durante o encontro, o diretor de Comunicação e Projetos do IBRAM, Paulo Henrique Soares, e a gerente de Assuntos Minerários, Aline Nunes, apresentaram os conceitos de mineração e abordaram temas como  ⁠a essencialidade dos recursos minerais; ⁠conceitos de mineração e de recursos minerais; estruturas principais em um empreendimento de mineração; ⁠as atividades da mineração e suas relações com o meio ambiente; transição energética; mercado – ciclos econômicos, principais commodities, preços, câmbio; entre outros temas. 

A programação também contou com a participação de Alex Carvalho, presidente da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), e de Rodolpho Zahluth Bastos, secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, que falaram sobre os preparativos do estado para a COP 30, destacando os desafios e as oportunidades que se apresentam.

Para a jornalista Thayana Narcisa, da CNN Brasil, a capacitação foi uma oportunidade valiosa. “Conhecer mais profundamente o setor mineral é enriquecedor, especialmente neste momento desafiador que é a COP 30. Falar sobre descarbonização e transição energética exige conhecimento. Foi uma oportunidade única para entender as propostas, as iniciativas em curso e o papel das empresas com responsabilidade social e ambiental”, avaliou.

Já Célia Santos, do Notícias Diárias de Paragominas, destacou a importância da capacitação para melhorar a qualidade da informação levada ao público. “O curso foi fantástico. Agora podemos nos comunicar com mais propriedade, baseados no que realmente compreendemos, e não apenas em conceitos pré-estabelecidos”, concluiu. 

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS

Conheça os destaques da EXPOSIBRAM 2021

18 de outubro de 2021

A Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – EXPOSIBRAM 2021 foi encerrada em 7 de outubro e teve uma programação…

LEIA MAIS

Mineração respondeu por 47% do saldo da balança comercial em 2024, mas encara novo imposto na fase final da reforma tributária

5 de fevereiro de 2025

Em 2024, o setor mineral superou adversidades internas e externas, exportou e faturou mais, aumentou contratações, recolheu mais tributos (quase…

LEIA MAIS