NOTÍCIAS

IBRAM e Sebrae irão firmar acordo de cooperação para fortalecer pequena e média mineração

26 de fevereiro de 2024

Criar projetos voltados a integrar as pequenas e médias empresas do setor de mineração às boas práticas ESG, além de estabelecer iniciativas que permitam desenvolver inovação em suas áreas de atuação, bem como proporcionar linhas de financiamento e abertura de novos mercados estão entre as ações que podem ser adotadas para fortalecer este segmento empresarial, a partir de um acordo de cooperação em discussão entre o IBRAM e o Sebrae Nacional.

Representantes do IBRAM e Sebrae em reunião para firmar acordo de cooperação para fortalecer pequena e média mineração. Crédito: Divulgação

É o que foi discutido durante reunião entre dirigentes das duas organizações, em Brasília, nesta 5ª feira (22/2). “São cerca de 14 mil CNPJs e CPFs registrados na Agência Nacional de Mineração (ANM), sendo cerca de 8 mil em fase de produção mineral. Cerca de 85% das empresas são micro e pequenas empresas. É preciso criar todo um ambiente de negócios que evidencie perspectivas de sustentabilidade para essas milhares de empresas” avalia Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM. Jungmann foi recebido  pela assessora gabinete da presidência no Sebrae, Maisa Feitosa, e pelo gerente de Competitividade, Ivan Hussni.

Raul Jungmann também reforçou a importância de se criar mecanismos de facilitação do acesso a linhas de crédito para pequenas e médias empresas mineradoras. “É notório que inexistem no Brasil mecanismos de financiamento adequados para a atividade mineral, inclusive para esse segmento de nossa indústria, com muito mais destaque, ainda, para o segmento de pesquisa mineral. As características econômico-operacionais da indústria mineral e sua elevada taxa de risco, principalmente na etapa de exploração, demandam modalidades de financiamento específicas”, diz.

Para Raul Jungmann um possível acordo entre IBRAM e Sebrae poderá auxiliar as pequenas e médias empresas do setor em vários campos, como capacitação e treinamento, consultorias sobre diversos temas, além de apoio para criar uma rede de cooperação entre empresas, promovendo parcerias estratégicas, compartilhamento de recursos e boas práticas, e facilitando o acesso a novos mercados e oportunidades de negócio.

Acompanharam o diretor-presidente na reunião o vice-presidente do Instituto, Fernando Azevedo e Silva, e o diretor de Relações Institucionais, Rinaldo Mancin.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Termina nesta 4ª feira (20/4) prazo de inscrições gratuitas para rodadas de negócio do e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022

20 de abril de 2022

Empresas e prestadores de serviços de diversos setores e de todo o país podem participar, gratuitamente, da seleção para as…

LEIA MAIS

O Brasil no mapa do futuro da mineração

29 de junho de 2023

Por Raul Jungmann* Enquanto prosperam tensões geopolíticas e escalam as preocupações com as mudanças climáticas, o Brasil desponta como forte…

LEIA MAIS

Atração de investimentos em mineração para o Amapá foi tema de encontro entre o presidente do IBRAM, o governador do estado e o secretário-executivo do Ministério da Justiça

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, recebeu nesta 4ª feira (17) o governador do Amapá, Clécio Luís…

LEIA MAIS