Criar projetos voltados a integrar as pequenas e médias empresas do setor de mineração às boas práticas ESG, além de estabelecer iniciativas que permitam desenvolver inovação em suas áreas de atuação, bem como proporcionar linhas de financiamento e abertura de novos mercados estão entre as ações que podem ser adotadas para fortalecer este segmento empresarial, a partir de um acordo de cooperação em discussão entre o IBRAM e o Sebrae Nacional.
É o que foi discutido durante reunião entre dirigentes das duas organizações, em Brasília, nesta 5ª feira (22/2). “São cerca de 14 mil CNPJs e CPFs registrados na Agência Nacional de Mineração (ANM), sendo cerca de 8 mil em fase de produção mineral. Cerca de 85% das empresas são micro e pequenas empresas. É preciso criar todo um ambiente de negócios que evidencie perspectivas de sustentabilidade para essas milhares de empresas” avalia Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM. Jungmann foi recebido pela assessora gabinete da presidência no Sebrae, Maisa Feitosa, e pelo gerente de Competitividade, Ivan Hussni.
Raul Jungmann também reforçou a importância de se criar mecanismos de facilitação do acesso a linhas de crédito para pequenas e médias empresas mineradoras. “É notório que inexistem no Brasil mecanismos de financiamento adequados para a atividade mineral, inclusive para esse segmento de nossa indústria, com muito mais destaque, ainda, para o segmento de pesquisa mineral. As características econômico-operacionais da indústria mineral e sua elevada taxa de risco, principalmente na etapa de exploração, demandam modalidades de financiamento específicas”, diz.
Para Raul Jungmann um possível acordo entre IBRAM e Sebrae poderá auxiliar as pequenas e médias empresas do setor em vários campos, como capacitação e treinamento, consultorias sobre diversos temas, além de apoio para criar uma rede de cooperação entre empresas, promovendo parcerias estratégicas, compartilhamento de recursos e boas práticas, e facilitando o acesso a novos mercados e oportunidades de negócio.
Acompanharam o diretor-presidente na reunião o vice-presidente do Instituto, Fernando Azevedo e Silva, e o diretor de Relações Institucionais, Rinaldo Mancin.
Raul Jungmann acredita em incremento da parceria entre os dois países. “Eu acredito que os próximos anos da relação entre…
LEIA MAISMultinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…
LEIA MAISCom grande experiência nos setores público e privado, Jerson Kelman assume a presidência do IBRAM; presidente do Conselho, Luiz Eduardo…
LEIA MAIS