NOTÍCIAS

IBRAM: “Encontro com o Presidente” mostra evolução do projeto IPS-Mineração

11 de junho de 2025

Projeto em fase inicial fortalece relacionamento colaborativo de mineradoras e municípios em prol da qualidade de vida das populações.

Ilustração do mapa do Brasil com as cores que simbolizam o IPS de cada município minerador avaliado pelo estudo.

Em reunião online nesta 4ª feira (11/6), o IBRAM apresentou a um conjunto de associados a evolução do projeto IPS Mineração – Índice de Progresso Social, desenvolvido pelo Instituto junto à empresa Geoplus. O IPS Mineração identifica se cada um dos 223 municípios mineradores, selecionados em 21 estados, está performando adequadamente em termos socioambientais, por meio de indicadores criados com dados públicos em áreas como saneamento, educação, nutrição, moradia, segurança, bem-estar, saúde etc. e se está aplicando corretamente recursos da CFEM. A CFEM é a contribuição financeira anual recolhida pelas mineradoras e distribuída a esses municípios.

Uma vez que nesses municípios as mineradoras representam um agente econômico importante e influenciam o desenvolvimento de forma decisiva, o IPS Mineração passa a ser um instrumento que permite às mineradoras avaliarem e conduzirem seu relacionamento orgânico com as autoridades e as comunidades. Outro ponto positivo é que gestores municipais e lideranças comunitárias podem usar o IPS Mineração como instrumento para aprimorar a gestão e a formulação de políticas públicas voltadas a melhorar a qualidade de vida da população, com envolvimento das mineradoras. O IPS Mineração já está em uso por algumas mineradoras e gestores municipais.

Participantes do Encontro com Presidente

Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM, conduziu mais um “Encontro com o Presidente” para tratar do IPS Mineração junto aos associados, já que diversos projetos socioambientais, de natureza econômica, entre outros, são fomentados por iniciativa das mineradoras nos territórios. “Ainda estamos em uma fase inicial. Mas, com o monitoramento constante dos indicadores será possível verificar a evolução desse relacionamento orgânico entre mineradoras e prefeituras, câmara de vereadores, lideranças comunitárias e outras forças representativas municipais”, disse Jungmann. Segundo ele, o IBRAM e as mineradoras vão organizar painéis de discussão e workshops para ampliar o conhecimento sobre o IPS Mineração, inclusive, na EXPOSIBRAM 2025, em novembro, em Salvador (BA).

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Entidades buscam resolução para demanda represada no embarque de rochas ornamentais

5 de novembro de 2018

Com apoio do Governo do Espírito Santo, Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito…

LEIA MAIS

Bioeconomia como estratégia de desenvolvimento da Amazônia é tema do PodMinerar desta 3ª feira

31 de janeiro de 2023

A biodiversidade aliada à tecnologia e à inovação é a base principal para a bioeconomia. O Brasil tem grande potencial para desenvolver…

LEIA MAIS

CBPM e IBRAM firmam parceria para organização de eventos com empresários da mineração baiana

28 de janeiro de 2020

O CBPM Convida, evento mensal promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), recebeu um reforço de peso para as próximas…

LEIA MAIS