O planejamento do fechamento de uma mina é questão estratégica para as mineradoras. Além dos aspectos relativos à segurança, estabilidade de estruturas e recuperação ambiental, os impactos socioeconômicos e a diversificação econômica são peças fundamentais para o desenvolvimento sustentável dos territórios com mineração.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) lança pesquisa para atualizar o Guia para Planejamento de Fechamento de Mina, que teve sua 1ª versão lançada em 2013. Acesse aqui a publicação.
O intuito desta pesquisa é verificar oportunidades de melhorias do Guia, considerando novas normativas legais e de processos, além de boas práticas e casos de fechamento de mina que aconteceram desde o lançamento da 1ª versão.
Segundo o IBRAM, esta atualização é parte das ações estratégicas do GT Mitigação de Impactos Ambientais, da Agenda ESG da Mineração do Brasil, e conta com o apoio técnico da empresa de consultoria Alvarez & Marsal.
Clique aqui e acesse o formulário de pesquisa. Ele ficará disponível até o dia 11 de agosto.
Qualquer profissional do setor da mineração poderá responder ao estudo, não havendo limitação quanto à sua área de atuação. No entanto, as áreas de atuação com maior sinergia no processo de fechamento de mina são as listadas abaixo:
Fechamento de Mina
Operação de Mina
Geotecnia
Planejamento
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Engenharia e Obras
Direito Minerário
Controladoria e Contabilidade
Gestão Econômica e Financeira
Estudos e Projetos
Uso Futuro
Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…
LEIA MAISA ArcelorMittal Tubarão religou na última segunda-feira (25), o seu terceiro Alto-Forno, cujas operações estavam paralisadas desde abril deste ano…
LEIA MAISO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza em janeiro pesquisa com as empresas produtoras de ouro que atuam no Brasil para estruturar…
LEIA MAIS