NOTÍCIAS

IBRAM marca posição sobre DE&I na mineração, em seminário do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania

30 de maio de 2025

Setor mineral em agenda de diversidade e igualdade com foco em metas ambiciosas para 2030.

Promover a equidade racial e de gênero no ambiente corporativo da mineração é um dos muitos compromissos assumidos pelo setor mineral, com a liderança do IBRAM, para tornar essa indústria ainda mais sustentável, segura, responsável e inclusiva. Para debater questões relacionadas ao tema, nos dias 26 e 27 de maio, o IBRAM participou do seminário “O Papel do Setor Corporativo na Promoção da Igualdade: Caminhos Possíveis”, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

O evento foi sediado na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), em São Paulo, e foi conduzido por Edmilson Santos dos Santos, coordenador-geral de Direitos Humanos e Empresas do Ministério. Ele fez questão de destacar o caráter de urgência de ações concretas para promover, com efetividade, a equidade racial e de gênero no ambiente corporativo. Com quase metade da população brasileira autodeclarada negra ou parda (IBGE, 2024), o recorte racial ganha centralidade, especialmente diante do dado do Instituto Ethos: apenas 4,7% dos cargos executivos são ocupados por pessoas negras.

Elena Renovato (IBRAM), Edmilson Santos dos Santos (MDHC) e Érica Monteiro (Samarco) no seminário sobre DE&I.

Metas para 2030

O setor mineral, representado pelo IBRAM, tem se movimentado para mudar esse cenário. O grupo de trabalho (GT) de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) da Agenda ESG da Mineração do Brasil, estabeleceu a meta de alcançar 45% de pretos e pardos em posições de liderança até 2030. Um avanço significativo, considerando que, em 2023, a pesquisa ESG IBRAM apontou 30,69% de representatividade nessas empresas.

Segundo as coordenadoras do GT DE&I do IBRAM, Elena Renovato (IBRAM), e Érica Monteiro (Samarco), que estiveram no seminário, a indústria da mineração seguirá, de fato, rumo à igualdade com práticas transparentes e escuta ativa.

“Não estamos mais nos anos 90 ou início dos 2000, quando não sabíamos o que fazer”, destacou Cida Bento, cofundadora e conselheira do CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, uma referência em diversidade. “Hoje, temos clareza sobre os desafios e as ferramentas necessárias”, reforçou a representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a magistrada Karen Luise, Juíza de Direito na Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, painelista do seminário.

O IBRAM, um dos grandes impulsionadores da agenda, tem trabalhado para que o setor apareça em destaque no próximo Perfil Social, Racial e de Gênero das 1100 Maiores Empresas do Brasil, publicação referência do Instituto Ethos.

Por meio de participação em fóruns, produção de guias de boas práticas e coordenando um grupo de trabalho no tema, o IBRAM busca semear a transformação da cultura organizacional das empresas associadas, e incentiva, por meio dos diálogos e cases compartilhados em seu GT, a eliminação de barreiras e a promoção de políticas antidiscriminatórias. Agora em junho, por exemplo, o IBRAM vai iniciar coleta de dados sobre DE&I junto às empresas associadas representadas nos 12 GTs da Agenda ESG. A partir desta iniciativa, o setor ganha mais consistência para efetivar o cumprimento das metas estabelecidas em suas políticas de DE&I.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mineração Serra Verde apresenta melhorias no projeto de Terras Raras em Minaçu

6 de outubro de 2020

A Mineração Serra Verde traz a público atualizações em seu projeto de Terras Raras em Minaçu, Goiás, que proporcionarão ainda mais segurança,…

LEIA MAIS

Presidente do IBRAM apresenta os desafios e as oportunidades da mineração em Pernambuco

30 de outubro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do Mineral Day, evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti aprimora frota de subsolo

14 de janeiro de 2019

Dois novos jumbos, com investimento de R$ 10 milhões, foram adquiridos para operações de Minas Gerais Cerca de R$ 10…

LEIA MAIS