NOTÍCIAS

IBRAM participa da audiência pública sobre Terras Raras no Senado Federal

10 de junho de 2013

O Diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br), Marcelo Ribeiro Tunes, participou, na manhã desta quinta-feira (6), da Audiência Pública promovida p

O Diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br), Marcelo Ribeiro Tunes, participou, na manhã desta quinta-feira (6), da Audiência Pública promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e a Subcomissão das Terras Raras do Senado Federal. O objetivo era reunir grandes personalidades ligadas ao setor para debater sobre o desenvolvimento de uma cadeia produtiva na área da mineração e as ações para a exploração de minerais estratégicos para o País. 

Tunes traçou um panorama de como o Brasil está em relação aos demais países que atuam na mineração e o que o setor representa para a economia brasileira. Segundo Tunes, o Ferro é o principal minério produzido no Brasil, seguido pelo Ouro e o Cobre. “Já atingimos a marca de 20% da produção mineral de ferro mundial, mas esse número diminuiu substancialmente nos últimos anos. O Brasil caiu da 2ª posição entre 1995 e 2005 para a 3ª no ranking mundial de produção, a partir de 2010”, disse. 

Tunes também falou sobre a produção brasileira de Nióbio, Bauxita, Potássio, Fosfato, Manganês, Grafita, Carvão e Lítio, minerais também de grande importância para a economia. Para o dirigente do IBRAM, o saldo comercial da indústria de mineração é um grande fator que contribui para balança comercial brasileira. “Historicamente, esse saldo tem sido positivo. O que aconteceu nos últimos anos é que o saldo comercial mineral cresceu e se tornou ainda mais importante para a economia brasileira”, afirmou. 

O diretor do IBRAM ainda comentou sobre os Metais de Terras Raras, “um grupo único de elementos químicos que apresentam propriedades eletrônicas, óticas, magnéticas e catalíticas especiais”. Segundo ele, o Brasil foi um dos primeiros produtores de Terras Raras e, hoje, tem um grande potencial geológico para extrair e produzir esse tipo de metal: “O Brasil tem o potencial, porém, nos falta dominar essa cadeia como um todo”. Ele  lembrou que os Metais de Terras Raras são fundamentais para o funcionamento de muitos equipamentos tecnológicos que estão em evidência. 

Estiveram presentes na audiência o Senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que abriu a mesa de discussões, o Senador Aníbal Diniz (PT- AC), que encerrou a audiência e o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), autor do requerimento para a realização do debate. Além deles, também discursaram Francisco Valdir Silveira, Chefe do Departamento de Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que apresentou um mapeamento geológico do Brasil e também defendeu a produção de Terras Raras, Paulo César Lima, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados, Adriano Drumond, Advogado da Pinheiro Neto Advogados e  José Farias de Oliveira, Professor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe).

rn

 

rn

rn

Audiência Pública promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e a Subcomissão das Terras Raras do Senado Federal.

rn

 

rn

 

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anglo American abrirá 100 vagas para contratação de jovens profissionais e estagiários

10 de dezembro de 2018

Com um processo seletivo, eficiente, desafiador e dinâmico, a Anglo American sai na frente se destaca no setor da mineração…

LEIA MAIS

RMB firma parceria para desenvolver projeto inovador de manganês no Pará

3 de novembro de 2020

Acordo firmado entre a RMB e o grupo Sabes, vai proporcionar investimentos de aproximadamente US$ 200 milhões nos próximos três…

LEIA MAIS

Participe do I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral

15 de outubro de 2018

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral. O evento, promovido pela Agência Nacional de Mineração (ANM),…

LEIA MAIS