Evento realizado na China contou com especialistas brasileiros, canadenses, franceses e chineses.
Consolidar os entendimentos sobre os projetos desenvolvidos ao longo dos últimos 24 meses, alinhando os conceitos técnicos envolvidos em cada tema; discutir os resultados obtidos dos testes interlaboratoriais e os detalhes de cada método de análise ou de amostragem, aprovando ou solicitando novos estudos. Estes foram alguns temas debatidos na reunião do ISO/TC 155 Nickel and nickel alloys, realizada em Taiyuan, na China, com foco principal no desenvolvimento de normas internacionais para análises químicas instrumentais de ferroníquel.
A delegação brasileira foi representada pela coordenadora do IBRAM-CONIM, Rejane Carvalho, pelo coordenador da ABNT/CEE-081 e Head of Delegation, Arnaldo Borges, pela coordenadora de Suporte Analítico e Qualidade da Vale, Luzia Chaves, e pelo diretor técnico da ITAK, Bráulio Pessoa. “A reunião bianual do ISO/TC 155 alcançou os objetivos definidos, tendo sido discutidos todos os pontos definidos na pauta. A participação da delegação brasileira foi decisiva na maioria dos projetos, consolidando contribuições técnicas e posições estratégicas”, afirmou Rejane Carvalho.
Durante os três dias de reunião (de 19 a 21 de setembro) também foi aprovada a proposta brasileira para criação de novo grupo de trabalho visando o alinhamento de conceitos e técnicas estatísticas para o desenvolvimento de normas internacionais no TC 155, bem como o estabelecimento de ligação (liason) com outros Comitês da ISO, a saber: TC 69 (Métodos estatísticos) e TC 333 (Lítio).
O Mining Hub ou Hub da Mineração, um dos mais inovadores projetos do setor mineral internacional, já tem data marcada…
LEIA MAISHugo Barreto, ex-secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, será o responsável pelos projetos sócio-culturais da empresa e pela Fundação Vale A…
LEIA MAISDocumento que traz declaração pública de transformação e evolução dos compromissos da indústria minerária com a sustentabilidade entra em fase…
LEIA MAIS