Evento realizado na China contou com especialistas brasileiros, canadenses, franceses e chineses.
Consolidar os entendimentos sobre os projetos desenvolvidos ao longo dos últimos 24 meses, alinhando os conceitos técnicos envolvidos em cada tema; discutir os resultados obtidos dos testes interlaboratoriais e os detalhes de cada método de análise ou de amostragem, aprovando ou solicitando novos estudos. Estes foram alguns temas debatidos na reunião do ISO/TC 155 Nickel and nickel alloys, realizada em Taiyuan, na China, com foco principal no desenvolvimento de normas internacionais para análises químicas instrumentais de ferroníquel.
A delegação brasileira foi representada pela coordenadora do IBRAM-CONIM, Rejane Carvalho, pelo coordenador da ABNT/CEE-081 e Head of Delegation, Arnaldo Borges, pela coordenadora de Suporte Analítico e Qualidade da Vale, Luzia Chaves, e pelo diretor técnico da ITAK, Bráulio Pessoa. “A reunião bianual do ISO/TC 155 alcançou os objetivos definidos, tendo sido discutidos todos os pontos definidos na pauta. A participação da delegação brasileira foi decisiva na maioria dos projetos, consolidando contribuições técnicas e posições estratégicas”, afirmou Rejane Carvalho.
Durante os três dias de reunião (de 19 a 21 de setembro) também foi aprovada a proposta brasileira para criação de novo grupo de trabalho visando o alinhamento de conceitos e técnicas estatísticas para o desenvolvimento de normas internacionais no TC 155, bem como o estabelecimento de ligação (liason) com outros Comitês da ISO, a saber: TC 69 (Métodos estatísticos) e TC 333 (Lítio).
Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…
LEIA MAISO contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.
LEIA MAISPara reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…
LEIA MAIS