O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima, Alexandre Mello, participou de encontro entre parlamentares, prefeitos e gestores de municípios mineradores, realizado nesta quarta-feira, 26, em Brasília. O objetivo foi debater os impactos negativos da Reforma Tributária (Emenda Constitucional 132/2023) nas finanças dos territórios minerados.
Durante a reunião, encabeçada pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), foi apresentado um estudo inédito feito pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e Administrativas (IPEAD), ambos ligados à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que detalha em números as perdas que serão sofridas pelos entes públicos.
Alexandre Mello comentou sobre a taxação que prejudicará o setor empresarial, ou seja, a incidência do Imposto Seletivo na produção, comercialização ou importação sobre o minério de ferro. O IS afetará diretamente a balança comercial brasileira e, segundo ele, poderá fazer o mesmo em relação à arrecadação dos municípios. “O IS afeta a competitividade nacional e a sustentabilidade econômica do Brasil. Nos territórios minerados pode gerar a redução de arrecadação, além de um impacto negativo tanto social quanto ambiental nas cidades”, alertou.
O presidente da AMIG e prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG), José Fernando Aparecido de Oliveira, reforçou que o tributo afeta em cheio dois dos principais produtos de exportação do país – minério de ferro e petróleo – que envolvem investimentos pesados em exploração e produção. Ele também destacou que o IS poderá ser deduzido das bases da CFEM, royalty recolhido pelas mineradoras para compensar impactos da atividade. “Ou seja, mais uma forma de prejudicar a arrecadação dos municípios. Além disso, não há regras claras e justas de distribuição do IS, onde esse impacto é causado, como é o caso das cidades mineradoras e afetadas”, afirmou.
Qual o futuro das principais indústrias da América Latina? Para responder a esta questão, a BNamericas lança pesquisa para identificar…
LEIA MAISMaior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…
LEIA MAISO que você gostaria de sugerir para a próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…
LEIA MAIS