IBRAM participa de iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento
30 de junho de 2017
Cerca de 30 participantes de países da América Latina e Caribe discutiram, em conjunto, o reposicionamento da imagem da Indústria Extrativa em todo o mundo
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo Diretor de Assuntos Ambientais, Rinaldo Mancin, participou da “Iniciativa para o Setor Extrativo”, evento promovido entre os dias 21 e 24 de junho de 2017 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, nos Estados Unidos. Cerca de 30 participantes de países da América Latina e Caribe discutiram, em conjunto, o reposicionamento da imagem da Indústria Extrativa em todo o mundo.
O objetivo do evento é a construção de uma estratégia conjunta para o desenvolvimento da imagem do setor na América Latina. Estimativas do BID apontam que a indústria extrativa representa aproximadamente15% do comércio regional nos locais em que está presente. Nos últimos anos o BID mobilizou mais de 4,2 bilhões de dólares em projetos relacionados à área em todo o mundo.
Rinaldo Mancin explica que “a indústria extrativa em diversos lugares do mundo como a Noruega e Suécia é reconhecida por construir um legado positivo, desenvolver fornecedores, universidades, projetos sociais, etc. Essa é a narrativa que pretendemos construir nos países da América Latina”.
A iniciativa teve início após uma doação do Governo do Canadá de 20 milhões de dólares para o BID para o reposicionamento do setor. “O BID apóia programas de desenvolvimento, projetos e políticas públicas em vários países no mundo, mas a Indústria Extrativa não era ainda uma agenda prioritária. Essa é a primeira vez que aceita esse desafio e, para isso, criou um grupo de inteligência formado por representantes do setor produtivo, academia, sociedade civil e Organizações Não Governamentais (ONG’s). Essa foi a primeira reunião de trabalho”, detalha Mancin.
A previsão é que sejam realizadas aproximadamente de seis reuniões em um período de 18 meses.