NOTÍCIAS

IBRAM participa do Projeto CNI Sustentabilidade

25 de agosto de 2014

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br), representados pelo Diretor de Assuntos Ambientais, Rinaldo Mancin, pela Gerente de Assuntos Ambientais, Cláudia Salles, e pelo Consultor e Geó

Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br), representados pelo Diretor de Assuntos Ambientais, Rinaldo Mancin, pela Gerente de Assuntos Ambientais, Cláudia Salles, e pelo Consultor e Geólogo, Edmilson Costa,  participou no último dia 20/8, no Rio de Janeiro (RJ), do terceiro encontro do Projeto CNI Sustentabilidade. O evento, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), debateu o tema “Resíduos Sólidos: Inovações e Tendências para a Sustentabilidade”.  Dentro dessa temática, foram discutidos assuntos relacionados ao ecodesign, a requalificação dos resíduos como nova fonte de recursos para a indústria e a valorização energética e seu papel na gestão de resíduos. O Projeto tem o objetivo de dar maior dinamismo à interação eixos  competitividade, sustentabilidade e inovação, em estreito alinhamento com o Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022/CNI.
 
Segundo Mancin, o IBRAM apoia e participa do projeto desde o início, pois acredita ser fundamental o diálogo permanente entre o setor mineral sobre as tendências, tecnologias inovadoras e desafios. “Esse tipo de debate auxilia a busca de  soluções para melhorar a competitividade de forma sustentável pelas empresas. Precisamos aprender a trabalhar de forma efetiva, minimizando os efeitos causados ao meio ambiente. Dessa forma, promovemos um futuro mais sustentável”.   
 
O evento reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros, entre eles o norte-americano Thomas Heller, experiente técnico em política climática e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2007, que integra o Conselho de Liderança da Rede de Soluções em Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU).
 
O primeiro painel abordou a transformação dos resíduos sólidos em subproduto ou matéria-prima. Para atingir tal classificação, o material não pode ocasionar prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente. Também deve, entre outros requisitos, reduzir o consumo de recursos naturais e o uso de aterros, além de gerar benefícios econômicos.
 
No segundo painel, especialistas debateram o ecodesign a partir de boas práticas de empresas que incorporaram a sustentabilidade ao processo produtivo. Uma das principais contribuições do ecodesign para o meio ambiente é a otimização do reaproveitamento ou da reciclagem do produto, depois da devolução pelo consumidor. O uso dos resíduos sólidos como fonte de energia será discutido no terceiro painel, sobre valorização energética.
 
Estiveram presentes no encontro  cerca de 500 participantes, entre representantes da indústria, de universidades, do governo e da sociedade civil.
 
Visão da Indústria Brasileira sobre a Gestão de Resíduos Sólidos

 
Durante o evento foi disponibilizado ao público, por meio eletrônico, a publicação “Visão da Indústria Brasileira sobre a Gestão de Resíduos Sólidos”, na qual o IBRAM participa com um artigo escrito pela Gerente de Assuntos Ambientais, Cláudia Salles, e o Consultor e Geólogo, Edmilson Costa, ambos do IBRAM.
 
Segundo Edmilson, o artigo foi escrito com a ideia de despertar o setor para a necessidade da gestão integrada dos resíduos sólidos na mineração brasileira a curto, médio e longo prazo.
 
O Projeto
 
O projeto CNI Sustentabilidade é uma ação prospectiva que promove um diálogo permanente entre o setor empresarial sobre tendências, tecnologias inovadoras, oportunidades e desafios para nortear a indústria na busca da competitividade com sustentabilidade.
 
Essa iniciativa tem co-realização do SESI e do SENAI e deriva do processo de mobilização do setor industrial brasileiro coordenado pela CNI durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20, em junho de 2012, que resultou no Encontro da Indústria para Sustentabilidade, quando mais de 1000 representantes da indústria brasileira estiveram reunidos.
 
Ao longo das edições, serão abordados temas de relevância para a indústria, considerando a relação intrínseca da sustentabilidade em suas três dimensões (econômica, social e ambiental) com inovação e competitividade. Recursos hídricos, resíduos, clima, energia, biodiversidade, florestas, saúde e segurança no trabalho, educação para a sustentabilidade e outros temas serão alvo de debates e análises comparativas entre países e setores industriais. Especialistas (nacionais e internacionais) serão convidados para debater políticas públicas, gestão corporativa e projeções para o futuro da economia mundial.

rn

 

rn

 

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto com informações da CNI

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



BNamericas lança pesquisa sobre o panorama de investimentos na América Latina

27 de maio de 2021

Qual o futuro das principais indústrias da América Latina? Para responder a esta questão, a BNamericas lança pesquisa para identificar…

LEIA MAIS

Dia Mundial do Meio Ambiente: a mineração brasileira e a Agenda ESG

5 de junho de 2023

* Por Raul Jungmann – Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de…

LEIA MAIS

31 de julho: prazo final para inscrições com desconto no Congresso Brasileiro de Mineração

22 de julho de 2022

Estão abertas as inscrições para interessados em participar das palestras e debates que serão realizados durante a Expo & Congresso Brasileiro…

LEIA MAIS