IBRAM promove segunda reunião de amostragem de minérios de ferro
13 de julho de 2017
O evento foi realizado no dia 7 de julho na sede do IBRAM em Belo Horizonte (MG)
O Comitê para a Normalização Internacional em Mineração (CONIM), programa desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), promoveu a segunda reunião de amostragem de minérios de ferro. O evento foi realizado no dia 7 de julho na sede do IBRAM em Belo Horizonte (MG).
Para o coordenador da Comissão de Estudo de Amostragem de minério de ferro e gerente de laboratório da CSN Mineração, Eduardo Melo a reunião da Comissão é um importante momento para se tratar a respeito do desenvolvimento da normalização relacionada à amostragem de minério de ferro. “O processo de determinação das características de qualidade do minério de ferro, que ao final definem o valor comercial do minério, começa com uma boa amostragem. Portanto, bons sistemas de amostragem são fundamentais para garantir este processo!”, avalia ele.
Participaram do encontro produtores brasileiros de minérios de ferro, bem como empresas que realizam consultorias na área.
O IBRAM desenvolve desde 1994 um amplo programa de apoio à participação das empresas brasileiras produtoras de minério de ferro, minérios e concentrados de cobre e níquel e produtos primários de níquel nos trabalhos de desenvolvimento de normas técnicas ISO e ABNT. Este programa é coordenado pelo IBRAM-CONIM – Comitê para a Normalização Internacional em Mineração, sediado no IBRAM-MG.
Estas normas são de suma importância para os fornecedores e consumidores desses produtos, uma vez que são usadas para quantificar suas características de qualidade, sobre as quais se faz o cálculo de faturamento, prêmios e multas de cada carregamento na interface comercial.
Pela forte atuação brasileira nos Comitês da ISO, o Brasil já sediou reuniões internacionais dos Comitês de Minérios de Ferro (TC 102), Minérios e concentrados de cobre, chumbo, zinco e níquel (TC 183) e Níquel e Ligas de níquel (TC 155).