NOTÍCIAS

IBRAM realiza 8ª edição do CBMINA

4 de dezembro de 2013

Realizado a cada dois anos, o evento espera reunir cerca de 700 participantes, entre autores e congressistasrnO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) realiza entre os dias 6 e 8 de agosto de 2

Realizado a cada dois anos, o evento espera reunir cerca de 700 participantes, entre autores e congressistas

rn

Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) realiza entre os dias 6 e 8 de agosto de 2014, em Belo Horizonte (MG), a oitava edição  do CBMINA, fórum que reúne o Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e o Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea. O evento, que ocorre a cada dois, anos, é resultado de parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).          

rn

O Congresso tem por objetivo promover uma discussão altamente qualificada e a difusão de conhecimento sobre os avanços tecnológicos, a solução de problemas, desafios e tendências, nacionais e internacionais, para as áreas de lavra a céu aberto e lavra subterrânea, além de discutir as práticas rotineiras de seus processos produtivos em talk-show com líderes do setor mineral, workshop técnico sobre tema de grande destaque, palestras, trabalhos técnicos e a exposição de equipamentos e serviços

rn

Segundo o Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin, é de extrema importância que o setor esteja em permanente discussão. “O setor mineral é um dos mais importantes para a economia brasileira. Abriga uma enorme massa de trabalhadores, além de representar entre 3% a 5% do Produto Interno Bruto (PIB). A mineração é uma atividade determinante para o sucesso balança comercial nacional e, por isso, deve estar sempre se atualizando”, afirma. Também, afirma, a mineração é o setor privado que mais segue investindo na economia nacional, com aporte de US$ 75 bilhões nos próximos cinco anos.

rn

Mancin ressalta ainda que, desde a primeira edição, o evento tem como foco congregar a academia e a indústria mineral, criando oportunidades mútuas e um ambiente fértil para a discussão de temas técnicos com o intuito de aprimorar a atividade mineral.

rn

Inscrições

rn

A apresentação de trabalhos técnicos durante o CBMINA pode ser feita por estudantes e profissionais de diferentes empresas do ramo da mineração. As inscrições estão abertas, podem ser efetuadas pelo sitewww.cbmina.org.br e seguem até 6 de junho de 2014.   Serão premiados os três melhores trabalhos na Categoria “Estudantes de Cursos Técnicos e Graduação” e o melhor trabalho na Categoria “Profissional”.

rn

Os trabalhos devem abordar temas como Barragens de Rejeitos (tecnologia, implantação e gestão), Controle de Qualidade, Economia Mineral/Avaliação Econômica, Fechamento de Mina, Geomecânica Aplicada, Hidrogeologia (gestão de recursos hídricos e controle de drenagem ácida), Meio Ambiente (controle ambiental e recuperação de áreas mineradas), Operações Unitárias (automação e outras tecnologias), Planejamento de Lavra, Saúde e Segurança, Ventilação de Mina Subterrânea, Mineração e Sustentabilidade (biodiversidade e comunidades) e Prospecção e Exploração Mineral. 

rn

Edição 2014

rn

Nesta edição, a programação do evento vai abordar temas de alta relevância na agenda da mineração brasileira. Os destaques ficam com o Workshop “Economia Mineral: Recursos e Reservas” – e o Talk-show “Investimento Social Privado”. Para o Professor do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade de Federal de Minas Gerais, Cláudio Pinto, “a principal ideia do workshop é  enfatizar a necessidade de enxergar a avaliação e o planejamento mineral como processos aleatórios que devem incluir as incertezas geológicas e econômicas”.

rn

Segundo Mancin, a edição de 2014 reserva uma novidade. “Estamos negociando parceria com uma revista científica indexada dedicada ao setor mineral do Brasil. A ideia é publicar os 20 melhores trabalhos apresentados no CBMINA”, comentou.  Mancin explica ainda que será uma excelente oportunidade para os participantes apresentem seus projetos. “Esperamos receber uma maior quantidade de trabalhos do mundo acadêmico, seja nacional e internacional, pois com a possibilidade de publicação em língua inglesa, a atratividade no exterior se amplia de forma substancial”. E acrescentou “será também um teste para algumas abordagens e arranjos de parcerias que o IBRAM vai buscar implementar para a realização do World Mining Congress em 2016, no Brasil”.

rn

Serviço:

rn

CBMINA

rn

Data: 6 a 8 de agosto 2014

rn

Local: Escola de Engenharia da UFMG – Belo Horizonte

rn

Mais informações: http://www.cbmina.org.br

rn

 

rn

 

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mais segurança: quatro barragens da Vale em Minas Gerais têm nível de emergência retirado e obtêm DCEs positivas

10 de outubro de 2022

As barragens B5/MAC (Nova Lima), Marés II (Belo Vale), Santana (Itabira) e Paracatu (Catas Altas), todas em Minas Gerais, tiveram…

LEIA MAIS

Congresso Aço Brasil 2019 debate o futuro do setor

8 de agosto de 2019

Nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília, o Instituto Aço Brasil reunirá autoridades, empresários e especialistas para debater…

LEIA MAIS

Soluções inovadoras para mineração são apresentadas no Mining Hub

10 de dezembro de 2020

4º ciclo do M-Start – crédito: dviulgação 13 startups apresentaram suas provas de conceito (POCs) no ‘DemoDay’, realizado na tarde…

LEIA MAIS