NOTÍCIAS

IBRAM repudia e é contra uso de mercúrio na mineração

10 de novembro de 2023

Mineradoras associadas ao Instituto não utilizam a substância em seus processos produtivos.

Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) afirma que as empresas de mineração industrial do ouro, a ele associadas, não utilizam mercúrio em seus processos produtivos. As empresas investem constantemente em novas e avançadas tecnologias, adotam as melhores práticas, de modo a assegurar uma operação de maneira consciente e responsável.

Essas companhias atuam apenas de acordo com a lei e têm seus processos submetidos a licenciamentos, inclusive, de caráter ambiental, com alto nível de rigor, além de se submeterem a fiscalizações sequenciais pelos órgãos de controle.

O uso descontrolado do mercúrio é atrelado à ilegalidade, geralmente atribuído à garimpagem clandestina. Trata-se de uma ação absolutamente criminosa, em razão dos graves danos ambientais, à saúde humana e às práticas insalubres de trabalho associadas a essa substância tóxica. A mineração industrial representada pelo IBRAM é precursora das boas práticas setoriais de ESG e é aliada dos agentes públicos e privados nas discussões voltadas a dinamizar e a reforçar o combate ao garimpo ilegal e a todas as suas repercussões negativas sobre o ambiente, a economia e a sociedade.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Minério mantém alta

5 de dezembro de 2017

Em sua quinta alta consecutiva, o minério de ferro atingiu o maior valor desde 14 de setembro no mercado à…

LEIA MAIS

IBRAM participa de seminário sobre ilegalidades na cadeia produtiva do ouro na América Latina

1 de julho de 2022

O diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Júlio Nery, participou da mesa de abertura…

LEIA MAIS

Diretores do IBRAM participam do lançamento do Instituto Lítio Verde

7 de julho de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, acompanhado do vice-presidente do Instituto, Fernando Azevedo e Silva, participou nesta…

LEIA MAIS