NOTÍCIAS

Igeologia vai projetar calcinador para projeto de níquel no Pará

2 de agosto de 2013

A empresa brasileira será responsável pelos partes de processo e de engenharia do estudo preliminar de viabilidade de projeto de níquel da Horizonte Minerals, no Pará. Dentre outros projetos, a Igeologia será respon

A empresa brasileira será responsável pelos partes de processo e de engenharia do estudo preliminar de viabilidade de projeto de níquel da Horizonte Minerals, no Pará. Dentre outros projetos, a Igeologia será responsável pelo projeto do forno rotativo (RKEF), que será utilizado para o processamento do minério.

rn

A Igeologia, empresa brasileira de consultoria de geologia e processos de metalurgia foi contratada para realizar as disciplinas de processo e de engenharia do estudo preliminar de viabilidade do projeto de níquel Araguaia, de propriedade da Horizonte Minerals, localizado ao sul do distrito mineral de Carajás, no Pará. O estudo contempla 17 disciplinas.

rn

A empresa foi contratada pela Snowden, empresa australiana de consultoria em mineração, que é a responsável pelo estudo preliminar de viabilidade do projeto Araguaia. A Horizonte anunciou ontem a contratação da Snowden para essa etapa do projeto Araguaia.

rn

Entre as atividades que a Igeologia realizará no projeto Araguaia, está o projeto do calcinador rotativo e forno elétrico (em inglês, Rotary Kiln Electric Furnace) para o processamento do níquel na produção de ferroníquel.

rn

Contatada pelo NMB, a Igeologia não pôde dar mais detalhes sobre projeto do calcinador, devido a cláusulas de confidencialidade.

rn

A decisão de se utilizar o calcinador rotativo no projeto Araguaia foi anunciado pela Horizonte Minerals em maio, após testes metalúrgicos terem confirmado a viabilidade da utilização do equipamento no projeto.

rn

O estudo de pré-viabilidade do projeto deve ficar pronto no primeiro semestre de 2014.

rn

A última campanha de sondagem realizada pela Horizonte Minerals no projeto Araguaia, com 25.900m de sondagem, definiu recursos indicados de 39,3 milhões de toneladas com 1,39% de níquel e 60,9 milhões de toneladas de recursos inferidos com 1,22% de níquel, com teor de corte de 0,95% de níquel.

rn

“Estamos satisfeitos com a finalização dos contratos para o estudo e de trabalhar com a Snowden e seus grupos associados. Trabalharemos também com a Igeologia, uma empresa brasileira de engenharia, para o projeto do calcinador rotativo e forno elétrico, que conta com uma equipe experiente no processamento de pirometalurgia do níquel lateríticos no Brasil e no exterior”, disse ontem o CEO da Horizonte, Jeremy Martin.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Avaliação de riscos e implantação de projetos pode representar 25% do total de investimentos em obras industriais implantadas no Brasil, diz painelista do e-Mineração

12 de junho de 2023

O segundo painel do e-Mineração em 2023 vai tratar do tema “Riscos na Gestão de Implantação de Projetos na Mineração”….

LEIA MAIS

Exportação de pelotas aumenta 14,2% de janeiro a setembro

23 de novembro de 2017

Foram exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano A exportação de pelotas, feita pela Vale,…

LEIA MAIS

CPRM ministra curso de capacitação em risco geológico e leitura de cartas de suscetibilidade para a Defesa Civil de Santa Catarina

17 de dezembro de 2018

Com o objetivo de explicar a percepção da suscetibilidade e risco, além de apresentar os produtos do Serviço Geológico do Brasil…

LEIA MAIS