O Complexo Mínero-industrial da Mineração Aurizona, Mina do Piaba, foi inaugurado na última segunda-feira (30), em Godofredo Viana (MA). A inauguração do Complexo Industrial tem como marco retomada do empreendimento que passou por reestruturação de sua planta industrial entre 2017 e 2019, após suspensão temporária entre os anos e 2015 e 2017, voltando a contribuir fortemente para a economia da microrregião do Gurupi, oeste maranhense.
O evento contou com a participação do público interno da empresa, representantes do Governo do Maranhão, representantes das prefeituras dos municípios de Godofredo Viana, Cândido Mendes, Luís Domingues e Carutapera, vereadores de Godofredo Viana e instituições do setor da mineração. Paulo Henrique Soares, diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) representou a entidade na solenidade.
Os convidados e empregados foram recepcionados na Arena Cultural, espaço com exposição dos Projetos Sociais realizados nas comunidades do Distrito de Aurizona e Godofredo Viana com o Programa Portas Abertas e Programa de Desenvolvimento Local Integrado. Oportunidade para apresentar os programas e apresentações culturais do Projeto Comunidade em Movimento (Capoeira) e do Projeto Raízes (Boi Esplendor de Aurizona).
A Cerimônia de Inauguração seguiu no pátio de minério da empresa, próximo ao britador da indústria, local onde parceiros estratégicos receberam uma homenagem em agradecimento e reconhecimento ao esforço e cooperação para o desenvolvimento da Mineração Aurizona.
A inauguração do empreendimento culminou com o acionamento oficial da planta industrial da Mina do Piaba pelo CEO da Equinox Gold, grupo canadense controlador da Mineração Aurizona, Christian Milau; VP de Operações, Cesar Torresini; Vice-Governador, Carlos Brandão e Prefeito de Godofredo Viana, Sissi Viana. Os convidados observaram à distância a alimentação do britador, primeira etapa do processamento da planta industrial.
O CEO da Equinox Gold, Christian Milau, reforçou o compromisso da empresa na promoção do desenvolvimento social da região e cuidado com o meio ambiente. “Estamos muito felizes com o relacionamento que estabelecemos com as comunidades locais. O nosso compromisso é colaborar com o crescimento do lugar onde estamos, apoiando iniciativas que tragam benefícios às pessoas, sendo uma mineradora responsável com o meio ambiente”, enfatizou.
A solenidade de inauguração contou com a presença também do secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto; secretário-adjunto de Indústria, Comércio e Energia, Expedito Júnior; da vice-prefeita de Godofredo Viana, Lindalva Severo, do prefeito de Luís Domingues, Gilberto Braga.
Empreendimento – A Mineração Aurizona é a primeira mineração industrial de ouro do estado do Maranhão. A história da Mina do Piaba remete à década de 1970, quando iniciaram as primeiras pesquisas minerais na região.
Em 2010, a mina da piaba iniciou seu primeiro ciclo produtivo, que foi suspenso temporariamente em 2015, com o intuito de aprimoramento técnico. Em 2017, o grupo canadense Equinox Gold, controlador da Mineração Aurizona, reuniu suficiente conhecimento e recursos de investidores de todo o mundo para a retomada das atividades da empresa. Foram meses de intensa construção entre 2017 e 2019, milhões de horas de trabalho e centenas de profissionais dedicados, além de um corpo de gestores no Brasil e no Canadá que tornaram realidade o empreendimento, gerando empregos, impostos e perspectiva de desenvolvimento para todo o território da microrregião do Gurupi e para o Estado do Maranhão.
Em pesquisa realizada pela internet, interessados em participar da próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração indicaram os…
LEIA MAISA extração dos recursos naturais é uma atividade que sempre foi exercida pelo homem. É na natureza que ele busca…
LEIA MAISO contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.
LEIA MAIS