NOTÍCIAS

Inaugurado Completo Mínero-Industrial da Mina do Piaba da Mineração Aurizona

7 de outubro de 2019

O Complexo Mínero-industrial da Mineração Aurizona, Mina do Piaba, foi inaugurado na última segunda-feira (30), em Godofredo Viana (MA). A inauguração do Complexo Industrial tem como marco retomada do empreendimento que passou por reestruturação de sua planta industrial entre 2017 e 2019, após suspensão temporária entre os anos e 2015 e 2017, voltando a contribuir fortemente para a economia da microrregião do Gurupi, oeste maranhense.

O evento contou com a participação do público interno da empresa, representantes do Governo do Maranhão, representantes das prefeituras dos municípios de Godofredo Viana, Cândido Mendes, Luís Domingues e Carutapera, vereadores de Godofredo Viana e instituições do setor da mineração. Paulo Henrique Soares, diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) representou a entidade na solenidade.

Os convidados e empregados foram recepcionados na Arena Cultural, espaço com exposição dos Projetos Sociais realizados nas comunidades do Distrito de Aurizona e Godofredo Viana com o Programa Portas Abertas e Programa de Desenvolvimento Local Integrado. Oportunidade para apresentar os programas e apresentações culturais do Projeto Comunidade em Movimento (Capoeira) e do Projeto Raízes (Boi Esplendor de Aurizona).

A Cerimônia de Inauguração seguiu no pátio de minério da empresa, próximo ao britador da indústria, local onde parceiros estratégicos receberam uma homenagem em agradecimento e reconhecimento ao esforço e cooperação para o desenvolvimento da Mineração Aurizona.

A inauguração do empreendimento culminou com o acionamento oficial da planta industrial da Mina do Piaba pelo CEO da Equinox Gold, grupo canadense controlador da Mineração Aurizona, Christian Milau; VP de Operações, Cesar Torresini; Vice-Governador, Carlos Brandão e Prefeito de Godofredo Viana, Sissi Viana. Os convidados observaram à distância a alimentação do britador, primeira etapa do processamento da planta industrial.

O CEO da Equinox Gold, Christian Milau, reforçou o compromisso da empresa na promoção do desenvolvimento social da região e cuidado com o meio ambiente. “Estamos muito felizes com o relacionamento que estabelecemos com as comunidades locais. O nosso compromisso é colaborar com o crescimento do lugar onde estamos, apoiando iniciativas que tragam benefícios às pessoas, sendo uma mineradora responsável com o meio ambiente”, enfatizou.

A solenidade de inauguração contou com a presença também do secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto; secretário-adjunto de Indústria, Comércio e Energia, Expedito Júnior; da vice-prefeita de Godofredo Viana, Lindalva Severo, do prefeito de Luís Domingues, Gilberto Braga.

Empreendimento – A Mineração Aurizona é a primeira mineração industrial de ouro do estado do Maranhão. A história da Mina do Piaba remete à década de 1970, quando iniciaram as primeiras pesquisas minerais na região.

Em 2010, a mina da piaba iniciou seu primeiro ciclo produtivo, que foi suspenso temporariamente em 2015, com o intuito de aprimoramento técnico. Em 2017, o grupo canadense Equinox Gold, controlador da Mineração Aurizona, reuniu suficiente conhecimento e recursos de investidores de todo o mundo para a retomada das atividades da empresa. Foram meses de intensa construção entre 2017 e 2019, milhões de horas de trabalho e centenas de profissionais dedicados, além de um corpo de gestores no Brasil e no Canadá que tornaram realidade o empreendimento, gerando empregos, impostos e perspectiva de desenvolvimento para todo o território da microrregião do Gurupi e para o Estado do Maranhão.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programação da EXPOSIBRAM 2019 é construída de forma colaborativa

12 de novembro de 2018

Em pesquisa realizada pela internet, interessados em participar da próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração indicaram os…

LEIA MAIS

Série de vídeos mostra a verdadeira mineração do Brasil

10 de abril de 2018

A extração dos recursos naturais é uma atividade que sempre foi exercida pelo homem. É na natureza que ele busca…

LEIA MAIS

MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS