NOTÍCIAS

Incentivo às boas práticas

26 de agosto de 2014

Premiação reconhece indústrias que desenvolvem iniciativas sustentáveis no Espírito SantornO Sistema Findes, por meio do Senai-ES e do Conselho Temático de Meio Ambiente (Consuma), promoveu, no dia 14 de agos

Premiação reconhece indústrias que desenvolvem iniciativas sustentáveis no Espírito Santo

rn

O Sistema Findes, por meio do Senai-ES e do Conselho Temático de Meio Ambiente (Consuma), promoveu, no dia 14 de agosto, a cerimônia de entrega do Prêmio Findes/Senai de Meio Ambiente 2014. A iniciativa tem como objetivo incentivar e reconhecer projetos das indústrias que atuam no Espírito Santo e que contribuíram para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida nas suas áreas de influência.

rn

Nesta edição do Prêmio, a Samarco foi destaque na categoria “Uso de Tecnologias Limpas”, com o Projeto Ecoeficiência na Gestão Portuária contribuindo para a conservação da Biodiversidade Marinha (Tartarugas Marinhas). A iniciativa consistiu na readequação da iluminação dos Pátios de Estocagem e do Porto da unidade de Ubu, localizados próximos a praias onde ocorre a desova das tartarugas marinhas.

rn

A solenidade de premiação contou com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente, Diane Rangel, do presidente da Findes, Marcos Guerra, do presidente do Consuma, Wilmar Barros, e do diretor-presidente do IEMA, Tarcísio José Foeger, entre outras autoridades. Márcio Perdigão, gerente geral de Meio Ambiente e Licenciamento, João Batista Soares Filho, gerente de Controle Ambiental da Samarco, Sandrelly Lopes, analista de Meio Ambiente, representaram a empresa no evento. João Batista destacou a importância do prêmio para aprofundar a compreensão que o poder público e a sociedade têm sobre a atuação da mineradora. “O sucesso dessa iniciativa comprova que é possível praticar uma mineração responsável e atenta ao meio ambiente e ao bem-estar social”, ressaltou. 

rn

Relembre o projeto

A readequação da iluminação dos Pátios de Estocagem e do Porto de Ubu contou com a substituição de lâmpadas de vapor de sódio, rebaixamento de conjuntos luminotécnicos no pátio de estocagem, redução da quantidade e potência de operação de refletores e mudança no direcionamento dos focos de luz, que passaram a restringir a dispersão dos raios. O objetivo era ajustar a luz para que os filhotes não se desorientassem a caminho do mar.

rn

As intervenções começaram em 2012 e foram concluídas em 2013. Desde então, foi registrado um aumento de 60% nas desovas do segundo semestre, se comparadas ao mesmo período em 2012, e a marca recorde de 12 mil ovos na temporada. Outro benefício que o projeto trouxe foi o aumento da segurança do local e das operações náuticas, além da contribuição para uma economia anual de energia elétrica de aproximadamente R$ 240 mil.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Samarco

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programe-se: IBRAM apresenta calendário de eventos 2023

6 de janeiro de 2023

Ao longo de cada ano, o IBRAM – Mineração do Brasil realiza diversos eventos voltados a compartilhar novidades, conhecimentos, novas práticas e…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para a 3ª edição da Diversibram

17 de janeiro de 2024

Evento será realizado em 19 de março, 100% online e gratuito.  Pelo terceiro ano consecutivo e pela primeira vez com…

LEIA MAIS

Seminário Mineração, Transição Energética & Clima debate importância da mineração na geração de energia limpa

18 de outubro de 2021

Minerais e metais possuem um papel fundamental na transição para um futuro de economia de baixo carbono e são cruciais…

LEIA MAIS