Incidência de Zika tende a diminuir até o WMC
23 de maio de 2016
Ministério da Saúde do Brasil afirma que o período de proliferação do mosquito Aedes aegypti, será menor entre o terceiro e quarto trimestre no País.
O Ministério da Saúde do Brasil afirma que o período de proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya, será menor entre o terceiro e quarto trimestre no País. Segundo o Ministério, os picos ocorrem entre os meses de dezembro e abril, tendo significativa redução entre maio e outubro. Sendo assim, durante World Mining Congress 2016 (WMC), um dos mais importantes eventos de mineração do mundo, que ocorrerá de 18 a 21 de outubro deste ano, no Rio de Janeiro, serão mínimas as chances de surto de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br), o congresso será realizado pela primeira vez ao Brasil e contará com palestras, área para apresentação de trabalhos técnicos e exposição. A estimativa é de que mais de 10 mil visitantes passem no local ao longo dos quatro dias.
De acordo com o Ministério, o Brasil está preparado para receber eventos de tal magnitude, visto que o governo federal tem mobilizado todos os órgãos federais, estaduais e municipais, para atuar no enfrentamento do mosquito e proteger tanto a população brasileira quanto os turistas estrangeiros.
Para manter o País livre do mosquito, o Ministério da Saúde alerta que é importante continuar os cuidados de prevenção: usar repelentes e inseticidas de ambiente para a proteção individual, evitar objetos que permitam juntar água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, tampar lixeiras, ralos, e calhas.
O Ministério da Saúde disponibiliza uma página sobre saúde do viajante, que contém dicas práticas sobre os cuidados a serem tomados por turistas brasileiros e estrangeiros. As informações estão disponíveis no link http://combateaedes.saude.gov.br/recomendacoes-para-viajantes.
Profissionais do Texto e Ministério da Saúde