NOTÍCIAS

Indenização mais alta deve convencer elétricas hoje

3 de dezembro de 2012

rnEsta segunda-feira é decisiva para o governo federal conseguir reduzir a conta de energia elétrica no Brasil em 2013. As maiores empresas que possuem ativos que vencem entre 2015 e 2017 marcaram suas assembleias de acionistas para dec

rn

Esta segunda-feira é decisiva para o governo federal conseguir reduzir a conta de energia elétrica no Brasil em 2013. As maiores empresas que possuem ativos que vencem entre 2015 e 2017 marcaram suas assembleias de acionistas para decidir pela renovação – ou não – dos contratos de concessão segundo os novos valores estabelecidos pelo poder concedente.

rn

 
O ministério de Minas e Energia e da Fazenda deram uma última cartada no final da semana que deve elevar o valor de indenizações e, extra oficialmente, sabe-se que em cerca de 50%, podendo chegar a até R$ 32 bilhões.

rn

 
A Eletrobras, Cesp, Emae e Cteep são as principais elétricas que decidem seu futuro hoje. Como a primeira é controlada pela União, é certo que aceite a renovação, enquanto as demais ainda se manifestaram contra os valores apresentados, mas isso, antes da elevação da indenização.

rn

 
Um indicador de que o aumento da indenização poderá levar à aceitação das elétricas foi dado pela paranaense Copel, que acertou a renovação dos ativos de transmissão, onde possui direito a indenização e a não renovação dos contratos de geração, onde as usinas já foram amortizadas. A catarinense Celesc afirmou ter entrado na justiça para tentar barrar a data da assinatura dos novos contratos, marcado para amanhã. Autoridades do setor como a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Aneel minimizaram a não adesão das duas companhias e disseram que essas usinas serão relicitadas quando os contratos terminarem. O único leilão de energia ocorrerá no dia 14 de dezembro com 525 projetos.

rn

 

Fonte: DCI

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Bioeconomia como estratégia de desenvolvimento da Amazônia é tema do PodMinerar desta 3ª feira

31 de janeiro de 2023

A biodiversidade aliada à tecnologia e à inovação é a base principal para a bioeconomia. O Brasil tem grande potencial para desenvolver…

LEIA MAIS

Aura Minerals lança banco de talentos para mulheres

3 de dezembro de 2021

A Aura Minerals, primeira produtora de ouro a listar suas ações na B3, está com inscrições abertas para mulheres interessadas…

LEIA MAIS

Mining Hub recebe visita de produtores da indústria do açúcar

18 de fevereiro de 2020

O setor mineral brasileiro e suas inovações foram amplamente debatidos durante a manhã desta sexta-feira (14/2) no Mining Hub, único hub…

LEIA MAIS