rnNOVA DÉLHI/MUMBAI, 3 Set (Reuters) – A suprema corte da Índia permitiu que 18 minas em Karnataka retomem a produção de minério de ferro nesta segunda-feira, mas o volume extra de 5 milhões de tone
rn
NOVA DÉLHI/MUMBAI, 3 Set (Reuters) – A suprema corte da Índia permitiu que 18 minas em Karnataka retomem a produção de minério de ferro nesta segunda-feira, mas o volume extra de 5 milhões de toneladas que elas podem produzir deverá ajudar as siderúrgicas domésticas, ao invés de ir ao mercado global.
rn
A Índia era o terceiro maior exportador de minério de ferro do mundo, com a maior parte de seus produtos indo para a China, até uma restrição governamental sobre a mineração ilegal em 2010 e medidas de Nova Délhi para manter a produção para siderúrgicas domésticas reduzirem as exportações pela metade.
rn
A proibição da suprema corte foi imposta há um ano, por preocupações com o meio ambiente, e mineradores ainda precisam obter autorizações para reabilitar as minas, disse Abhishek Mukherjee, advogado no processo.
rn
“É uma ordem positiva… outras minas também vão começar a abrir lentamente”, disse R.K. Sharma, secretário-geral da Federação das Indústrias Minerais Indianas.
rn
Karnataka era o segundo maior produtor de minério de ferro da Índia e contribuía com cerca de 25 por cento das exportações.
rn
Em 2011/12, a produção de minério de ferro da Índia caiu para cerca de 169 milhões de toneladas e as exportações foram de 60 milhões de toneladas, abaixo das cerca de 100 milhões de toneladas –metade de sua produção– do ano anterior.
rn
Os preços do minério de ferro estavam em 89,40 dólares por tonelada na sexta feira, 40 por cento abaixo do pico deste ano, com a desaceleração da economia chinesa reduzindo a demanda.
rn
Enquanto os preços de minério de ferro globais caem e as restrições às exportações continuam, são as siderúrgicas domésticas que vão se beneficiar mais da produção extra, segundo especialistas da indústria.
rn
“Eu não espero que as exportações sejam retomadas agora pois o consumo doméstico (em Karnataka) está em 30 milhões de toneladas”, disse Sharma.
rn
Muitos produtores de aço, como a JSW Steel, têm operado abaixo de sua capacidade devido à escassez de minério de ferro, indo contra uma tendência global de queda na demanda.
rn
Fonte: Extra
Nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília, o Instituto Aço Brasil reunirá autoridades, empresários e especialistas para debater…
LEIA MAISO progresso em direção à descarbonização e as mudanças tecnológicas estão levando grandes economias mundiais a exigir um fornecimento confiável…
LEIA MAISA programação da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2020 – Belém) apresenta uma diversidade de temas relacionados ao setor mineral…
LEIA MAIS