NOTÍCIAS

Índice de commodities metálicas apresenta alta

7 de fevereiro de 2013

rnO preço médio das commodities internacionais com impacto na inflação brasileira caiu 1,41% em janeiro, em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados ontem pelo Banco Central (BC). Medido pelo &

rn

O preço médio das commodities internacionais com impacto na inflação brasileira caiu 1,41% em janeiro, em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados ontem pelo Banco Central (BC). Medido pelo Índice de Commodities Brasil (IC-Br) a partir dos preços das commodities convertidos para reais, nos últimos 12 meses findos em janeiro, porém, o indicador acumula alta de 8,32%.

rn

Dos três subgrupos que compõem o índice, dois tiveram queda nos preços no mês passado. O preço dos produtos agropecuários (carne de boi, carne de porco, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café e arroz) caiu 1,86% entre dezembro e janeiro. No acumulado em 12 meses, o indicador registra alta de 5,96% – a menor dos três subgrupos.

rn

O preço das commodities energéticas (petróleo brent, gás natural e carvão) caiu 1,55% em janeiro. No entanto, em 12 meses, acumula alta de 11,85%.

rn

Já as commodities metálicas (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel) foi o único subgrupo que apresentou alta no preço dos produtos no mês passado, fechando janeiro em 0,57% em relação a dezembro. Em 12 meses, esse subgrupo tem a maior elevação do índice, de 16,68%.

rn

O índice CRB (Commodity Research Bureau), que é referência mundial para o mercado de matérias-primas apresentou queda de 1,97% no mês passado. Em 12 meses, o CRB apresenta alta de 13,04%

rn

O índice de commodities do Itaú Unibanco permaneceu estagnado em janeiro em relação a dezembro de 2012. considera que houve, em janeiro, uma demanda mais forte por commodities, o que ajudou a manter os preços praticamente estáveis, apesar das melhoras na perspectiva de oferta desses produtos. Para o acumulado de 2013, o Itaú Unibanco projeta alta de 0,8%. Pelo indicador do Itaú Unibanco, os preços das commodities de energia foram os que mais subiram em janeiro, 2,2%.

rn

 

rn

 

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Dirigentes do IBRAM debatem futuro do setor no seminário Mineração &/X Comunidades

6 de outubro de 2020

Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM, Wilson Brumer, Presidente do Conselho do IBRAM, e Rinaldo Mancin, diretor de Relações Institucionais do…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS

CPRM ministra curso de capacitação em risco geológico e leitura de cartas de suscetibilidade para a Defesa Civil de Santa Catarina

17 de dezembro de 2018

Com o objetivo de explicar a percepção da suscetibilidade e risco, além de apresentar os produtos do Serviço Geológico do Brasil…

LEIA MAIS