NOTÍCIAS

Indústria aposta no consumo sustentável para preservação dos recursos naturais

9 de junho de 2015

Redução do uso de água nas operações, diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação de desperdício são ações que fazem parte

Redução do uso de água nas operações, diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação de desperdício são ações que fazem parte do dia a dia das empresas

rn

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a palavra de ordem é consumo sustentável. Seguindo essa tendência global, o setor industrial tem desenvolvido ações com o intuito de preservar os recursos naturais e, assim, diminuir o impacto ambiental. São iniciativas que vão desde a redução do uso de água e energia nas operações, diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação de desperdício. Em relação à utilização dos recursos hídricos, o desafio é maior, já que as últimas projeções apontam para a escassez desse precioso líquido no planeta.

rn

Para chamar atenção de funcionários e colaboradores às práticas de consumo sustentável, o complexo industrial de Barcarena realiza ampla programação voltada para o meio ambiente. Com o tema “Água: problemáticas atuais e uso racional”, a Imerys, mineradora que atua com caulim, traz à tona o assunto que vem sendo motivo de preocupação. A crise hídrica na principal cidade do país inspira a empresa e seus colaboradores a contribuir para um mundo mais sustentável.

rn

A empresa vem reaproveitando, por exemplo, 90% da água utilizada no processo de beneficiamento do caulim. A ideia é fechar o ciclo, reutilizando o recurso e reduzindo o consumo de uma nova. “A média mensal de reaproveitamento é em torno de 46 mil milímetros cúbicos no próprio processo e nos banheiros”, conta Adelson Silva, supervisor de Meio Ambiente da empresa.

rn

Roberto Roche, diretor de EHS e Sustentabilidade, ressalta a abundância do recurso na região: “O fato da Amazônia ter muita água nos impulsiona a reusar e reciclar cada vez mais. Passamos da fase em que as empresas pensavam que é bom ser sustentável, hoje tem que ser”, afirma. A ação mais recente da empresa foi a construção de um projeto de captação de água da chuva em um dos prédios da planta, em Barcarena. A ideia é que isso possa ser feito em todos os espaços da área industrial.

rn

A Alubar, fabricante de vergalhões de liga e cabos elétricos de alumínio, comemora de 8 a 12 de junho a X Semana de Meio Ambiente, falando sobre as iniciativas da empresa contra o desperdício de água e energia e mostrando como reduzir de forma racional o uso desses dois recursos.

rn

Para auxiliar nas ações, a empresa conta com o apoio da equipe do Palco Empresarial que, por meio de encenações teatrais, irá expor assuntos como o reuso da água no processo de laminação de vergalhões de alumínio, citando também o tratamento de efluentes gerados na fábrica incluindo a água dos banheiros e refeitórios, que após o tratamento é lançado na rede de esgoto atendendo a legislação ambiental, além de temas que apresentam melhorias para o uso consciente de recursos naturais não renováveis.

rn

“Nós verificamos toda a questão relacionada à água, um bem que devemos valorizar. Não é porque estamos na Amazônia que devemos desperdiçá-la. Por isso escolhemos a água e a energia como tema de conscientização na Semana de Meio Ambiente. Vamos usar o lúdico para repassar a mensagem e deixar o exemplo para cada pessoa”, conta Helido Sena, coordenador de Controle de Qualidade e Meio Ambiente da Alubar.

rn

Zero desperdício é possível

rn

A refinaria de alumina Hydro Alunorte também promoveu, em Barcarena, ação para lembrar a data, com a “Semana Socioambiental 2015”. A programação contou com distribuição de mudas da região aos empregados e contratados e apresentação de projetos sociais desenvolvidos pela empresa na região. Na ocasião, a refinaria lançou um programa que reunirá um conjunto de ações sustentáveis assumidas pela companhia para incentivar seus trabalhadores a adotar atitudes como reutilizar papel, reduzir o uso de copos descartáveis e evitar o desperdício de alimentos durante as refeições.

rn

“Queremos sensibilizar os empregados para que eles adotem a partir de agora pequenas atitudes, dando, assim, a parcela de contribuição para um ambiente sustentável, pois esse é o objetivo da Hydro Alunorte”, avaliou o gerente de área de Meio Ambiente, Emanuel Varão.

rn

A campanha interna “Água: Zero desperdício é possível”, realizada pela refinaria durante todo o mês de maio, esteve interligada à programação da Semana Socioambiental. A campanha teve o objetivo de conscientizar e premiar os empregados que ajudaram a implantar projetos de reutilização de água e que mais apresentaram oportunidades de uso racional do recurso na empresa.

rn

Selo para produção mais limpa em Juruti

rn

Em Juruti, no oeste paraense, a Alcoa celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma programação voltada aos funcionários e colaboradores. Com o slogan “Todos a favor do meio ambiente”, a Companhia realiza a Semana do Meio do Ambiente, com palestras internas sobre Preservação da Biodiversidade, Consumo Consciente e Painéis de Sustentabilidade.

rn

A novidade deste ano é o lançamento do Selo Produção Mais Limpa, que será conferido às áreas da empresa que realizam práticas sustentáveis. “Esta ação tem o objetivo de incentivar as boas práticas, reconhecendo as áreas que trabalham contra o desperdício, que realizam o melhor aproveitamento dos recursos e aplicam técnicas baseadas nos princípios da sustentabilidade. Como bom exemplo, temos a área de Pesquisa, que fez uma alteração no procedimento das atividades, reduzindo o consumo de óleo diesel e, consequentemente, diminuindo a emissão de Gases de Efeito Estufa”, comemora Volnei Tenfen, superintendente de Meio Ambiente da Alcoa Juruti.

rn

A empresa também estenderá a Semana de Meio Ambiente à comunidade, realizando ações nas escolas municipais. Os gerentes da Unidade de Juruti farão um bate-papo com os alunos sobre consumo sustentável, preservação do meio ambiente e proteção da fauna. Haverá ainda doação de mudas às instituições.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mining Hub tem taxa de sucesso de 25% no primeiro ano

18 de fevereiro de 2020

O Mining Hub, inédito espaço de inovação aberta do setor mineral, completou o primeiro ano de atividades com elevada taxa de…

LEIA MAIS

PDAC 2022 é remarcado para junho

26 de janeiro de 2022

Devido a restrições de saúde pública em Ontário, Canadá, a organização da conferência Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC…

LEIA MAIS

LITOTECA DA CBPM É REABERTA

5 de outubro de 2015

Os interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.

LEIA MAIS