Indústria da mineração se mobiliza a favor das águas do Rio São Francisco
20 de julho de 2017
A publicação da Resolução é resultado do diálogo entre o setor industrial e a ANA
A Agência Nacional de Águas (ANA) publicou a Resolução nº 1.290/2017, na última terça-feira (18.7) que altera as regras da resolução que instituiu o “Dia do Rio” – ação criada para suspender as captações de água na bacia do rio São Francisco às quartas-feiras para todos os usos, exceto consumo humano e animal, até 30 de novembro. Nessa nova redação, as indústrias e mineradoras que captam água acima de 13 horas por dia, conforme a outorga de direito de uso de recursos hídricos emitida pela ANA, deverão reduzir em 14% o volume mensal captado. Para as indústrias e mineradoras que captam até 13 horas por dia, as captações ficarão suspensas às quartas-feiras. Estas regras valem a partir de 28 de julho.
A publicação da Resolução é resultado do diálogo entre o setor industrial e a ANA. Participaram da construção do consenso a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Federações de Indústria de Estados, entre outras entidades.
O Setor de mineração, reconhecendo a necessidade e importância do racionamento, se mobilizou para reduzir e otimizar o uso da água na bacia do Rio São Francisco, porém sem interromper o processo produtivo tão relevantes para a economia do País.