NOTÍCIAS

Indústria da mineração se mobiliza a favor das águas do Rio São Francisco

20 de julho de 2017

A publicação da Resolução é resultado do diálogo entre o setor industrial e a ANA

A Agência Nacional de Águas (ANA) publicou a Resolução nº 1.290/2017, na última terça-feira (18.7) que altera as regras da resolução que instituiu o “Dia do Rio” – ação criada para suspender as captações de água na bacia do rio São Francisco às quartas-feiras para todos os usos, exceto consumo humano e animal, até 30 de novembro. Nessa nova redação, as indústrias e mineradoras que captam água acima de 13 horas por dia, conforme a outorga de direito de uso de recursos hídricos emitida pela ANA, deverão reduzir em 14% o volume mensal captado. Para as indústrias e mineradoras que captam até 13 horas por dia, as captações ficarão suspensas às quartas-feiras. Estas regras valem a partir de 28 de julho.
 
A publicação da Resolução é resultado do diálogo entre o setor industrial e a ANA. Participaram da construção do consenso a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Federações de Indústria de Estados, entre outras entidades.
 
O Setor de mineração, reconhecendo a necessidade e importância do racionamento, se mobilizou para reduzir e otimizar o uso da água na bacia do Rio São Francisco, porém sem interromper o processo produtivo tão relevantes para a economia do País.
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS

BH recebe 2º edição do evento “Fornecedores de Tecnologias para gestão e manejo de rejeitos de mineração”

28 de outubro de 2019

Empresas brasileiras e também companhias com atuação internacional que atuam no desenvolvimento de soluções para a gestão e o manejo…

LEIA MAIS

Julio Nery é nomeado diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM

28 de janeiro de 2020

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor…

LEIA MAIS