NOTÍCIAS

Indústria tem propostas para melhorar o processo de licenciamento ambiental

17 de junho de 2013

Documento, que sugere a informatização dos processos e incentivos para práticas de gestão ambiental, foi entregue à ministra do Meio Ambiente nesta sexta-feira, em Ouro PretornA criação de incentivos a

Documento, que sugere a informatização dos processos e incentivos para práticas de gestão ambiental, foi entregue à ministra do Meio Ambiente nesta sexta-feira, em Ouro Preto

rn

A criação de incentivos aos empreendimentos que adotem medidas voluntárias de gestão ambiental e a implantação de um balcão único que concentre os procedimentos administrativos exigidos na emissão de licenças  estão entre as 21 propostas da indústria para aperfeiçoar  o sistema de licenciamento ambiental. O documento, que também sugere a  informatização do processo de licenciamento ambiental, foi entregue nesta sexta-feira, 14 de junho, à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, por representantes de federações das indústrias, associações setoriais e empresas.

rn

A entrega foi feita no segundo dia do Encontro Nacional dos Conselhos Temáticos de Meio Ambiente (Coemas), coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Ouro Preto (MG).  “Esse documento consolida um debate amplo das questões ambientais e reúne o que poderiam ser soluções de problemas comuns que a indústria enfrenta. É uma contribuição importante que reforça o diálogo do governo com o setor industrial”, disse Izabella Teixeira.

rn

Ela ressaltou a importância da participação da indústria na redução dos impactos ambientais. “Há mais de 30 anos, quando foram implementadas leis ambientais no Brasil, a indústria pode ter sido um setor resistente. Hoje, a indústria assume o protagonismo inovador na busca por soluções ambientais”, afirmou a ministra.

rn

Uma dessas ações, destacou Izabella Teixeira, é o documento com as propostas para  o licenciamento ambiental. “Queremos discutir mais, avançar mais e faremos isso, também, a partir das contribuições da indústria”, afirmou.  “Acho que vocês estão começando a Copa das Confederações aqui em Minas. Hoje, a indústria brasileira fez um golaço”, completou a ministra.

rn

 De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Olavo Machado Junior, que entregou o documento à ministra,  as propostas reúnem o pensamento e a preocupação da indústria brasileira com o licenciamento ambiental.  “Este documento simboliza a presença da sustentabilidade no dia a dia da indústria. É importante destacarmos que a sustentabilidade é um fator de sucesso para as empresas”, avaliou. Ele destacou que a aceleração dos processos e a definição de regras claras são decisivas para incentivar os investimentos dos empresários.  

rn

 

rn

 

rn

 

 

Fonte: CNI

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mais segurança: quatro barragens da Vale em Minas Gerais têm nível de emergência retirado e obtêm DCEs positivas

10 de outubro de 2022

As barragens B5/MAC (Nova Lima), Marés II (Belo Vale), Santana (Itabira) e Paracatu (Catas Altas), todas em Minas Gerais, tiveram…

LEIA MAIS

Bioeconomia como estratégia de desenvolvimento da Amazônia é tema do PodMinerar desta 3ª feira

31 de janeiro de 2023

A biodiversidade aliada à tecnologia e à inovação é a base principal para a bioeconomia. O Brasil tem grande potencial para desenvolver…

LEIA MAIS

Conheça os vencedores da 15ª Edição do Prêmio Universitário Aberje – Setor Mineral

8 de novembro de 2021

A novidade deste ano é que os grupos puderam escolher entre dois desafios para trabalhar em seus projetos. Estudantes da…

LEIA MAIS