NOTÍCIAS

Indústrias de fertilizantes ampliam investimentos em Sergipe

30 de outubro de 2012

rnO secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, e o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recurso Minerais de Sergipe (Codise), D&e

rn

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, e o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recurso Minerais de Sergipe (Codise), Décio Portela, visitaram na quinta-feira (25), as fábricas de fertilizantes Heringer e Fertinor (grupo UsiFértil), localizadas, respectivamente, nos municípios de Rosário do Catete e Maruim.

rn

As ações dão continuidade ao trabalho de acompanhamento de indústrias que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado na promoção do desenvolvimento econômico, pela geração de emprego e renda.

rn

A primeira fábrica, a Heringer, é produtora, misturadora e distribuidora de fertilização com 17,2% de participação no mercado em 2011. Atuante em 18 estados do país, a Heringer produz anualmente 500 mil toneladas de fertilizantes, sendo 55 mil destinadas a Sergipe. Há 44 anos no mercado, gera 600 empregos diretos, possui 480 clientes no Estado e 50 mil em todo o Brasil.

rn

Os benefícios fiscais concedidos pelo Governo impulsionaram ainda mais o desenvolvimento da Heringer, que inaugura em janeiro de 2013, numa área de 5 000m², uma fábrica exclusiva do NitroGold, produto de alta tecnologia que contém nitrogênio e enxofre, visando o fornecimento destes nutrientes de maneira equilibrada para todas as culturas. Serão mais 67 empregos diretos e 35 indiretos gerados e uma produção de 60 mil toneladas por ano que atenderá todo o Nordeste.

rn

Gerente geral da unidade em Sergipe, Gerson Almeida da Silva, falou sobre o encontro com os representantes do Estado. “A visita do Governo é muito importante, principalmente porque somos parceiros, recebemos todo o apoio, além dos incentivos fiscais. Sergipe é um estado que define muito as ações da Heringer para a agricultura no país e é essencial poder mostrar como funciona o nosso negócio, que sempre foi muito sério e visionário”, explica. Gerson ressaltou que sem os benefícios, a fábrica teria menor poder de competitividade fora do Estado e consequentemente, o volume da produção seria reduzido a 1/5 da sua capacidade.

rn

Em Maruim, o gerente do grupo UsiFértil em Sergipe, José Petrônio Sabino, fez uma apresentação sobre a fábrica e levou os representantes do Governo de Sergipe para conhecer as instalações de produção. Há 26 anos no mercado brasileiro, a Fertinor produz anualmente 120 mil toneladas de fertilizantes, sendo 70% da produção para o mercado externo. São 26 fábricas no Brasil, com geração direta de 50 empregos e indireta de aproximadamente 80 cargos.

rn

De acordo com Petrônio, os planos da fábrica são de expansão, criação de novos produtos, além dos 100 já existentes. “A visita do Governo é muito importante para o conhecimento do que nossa indústria realiza no Estado de Sergipe, sempre elevando o produto da terra para outros Estados, país afora”, diz José Petrônio.

rn

Saumíneo explica que os fertilizantes constituem um dos principais insumos agrícolas e têm como fontes de matéria-prima produtos oriundos da petroquímica e da mineração. “Este é um potencial e diferencial competitivo que o Estado de Sergipe possui. É por isso que possuímos um parque industrial do segmento de fertilizantes diversificado em produtos e destinos da produção”, informa.

rn

“Estamos contentes com as ampliações apresentadas e em fase de execução, pois nesse setor, verificamos que temos oportunidades para adensar as atividades no Estado de Sergipe, com ações a serem desenvolvidas, a exemplo de aumento da base de fornecedores; capacitação e apoio a pesquisa e inovação com agregação de valor”, acrescenta o secretário.

rn

 

Fonte: Página Rural

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS

CADE aprova compra da Ferrous pela Vale

3 de junho de 2019

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição do controle acionário da mineradora Ferrous…

LEIA MAIS

Vale celebra recepção ao visitante 100 mil do Programa de Visitas Vale Conhecer ?

3 de dezembro de 2018

A Vale celebrou no dia 27 de novembro a recepção ao vi?sitante 100 mil, dentro do seu?Programa de Visitas Vale…

LEIA MAIS