NOTÍCIAS

Indústrias do aço e do alumínio investem para atender ao novo regime automotivo

24 de julho de 2013

Com o desafio de dar um salto tecnológico na qualidade dos carros produzidos no Brasil, em função do novo regime automotivo, a indústria automobilística nacional vem trabalhando fortemente no desenvolvimento de ve&i

Com o desafio de dar um salto tecnológico na qualidade dos carros produzidos no Brasil, em função do novo regime automotivo, a indústria automobilística nacional vem trabalhando fortemente no desenvolvimento de veículos mais leves, econômicos e menos poluentes. A meta é reduzir em 30% as emissões de CO2 até 2017 e elevar para 65% a participação do conteúdo nacional na produção local de veículos.

rn

Cientes dos desafios e das oportunidades impulsionados pelo Inovar-Auto, fornecedores do segmento, como as indústrias de aço e de alumínio, investem cada vez mais em inovação, desenvolvendo materiais mais nobres e com melhores desempenhos na linha de produção automotiva.

rn

O assunto será foco de debate durante o Painel ‘O Inovar-Auto – o que representa e seus impactos em materiais para a cadeia’, dia 1º de agosto, dentro da programação do 68º Congresso ABM Internacional. O evento, conhecido como o maior fórum de debate e relacionamento do setor minerometalmecânico da América Latina, ocorrerá de 30 de julho a 2 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

rn

As discussões envolverão as inovações tecnológicas necessárias para que os veículos alcancem melhoria de eficiência energética de 15%, no mínimo, até 2017, seguindo padrões internacionais. Na prática, significa que os componentes dos motores deverão ser fabricados com materiais especiais. Da mesma forma, os carros demandarão ligas de alumínio e aços leves, de alta resistência e conformabilidade, visando à redução de peso, como explicou o coordenador do Painel, Carlos Alberto Briganti, diretor geral da Power System Research para América e membro da diretoria da ABM.

rn

A contribuição da siderurgia ao projeto Inovar-Auto será apresentada por João Francisco Batista Pereira, especialista de produto pleno da Gerência Geral de Atendimento ao Cliente, Garantia da Qualidade e Produto da Usiminas.

rn

“A redução na emissão de CO2 e o aumento da segurança veicular são os aspectos onde a indústria siderúrgica pode efetivamente atuar, através do desenvolvimento de novos materiais de alta resistência que possibilitam reduções expressivas na espessura das chapas”. O engenheiro metalurgista complementa que serão detalhados os tipos de aços atualmente desenvolvidos e disponíveis para a indústria automotiva, bem como os aspectos em que a área de pesquisa concentra esforços para desenvolver materiais cada vez mais resistentes e de maior capacidade de conformação.

rn

O campo é fértil também para a indústria brasileira do alumínio, segundo Ayrton Filleti, diretor Técnico da Abal – Associação Brasileira do Alumínio e conselheiro da ABM. O engenheiro mostrará a importância do Inovar-Auto no processo de acréscimo de alumínio nos veículos fabricados no Brasil.

rn

“A utilização desse metal nos países desenvolvidos em termos de volume é muito superior ao Brasil. O seu uso em partes do motor e carroceria propiciam benefícios de redução de massa dos automóveis, aumentando significativamente a eficiência energética e, como consequência, reduzindo emissões”, afirma.

rn

Pela indústria automotiva, três representantes confirmaram participação: Paulo Cardamone (IHS) falará sobre as oportunidades e os desafios para o setor; Paulo Roberto de Carvalho Coelho Filho (Fiat) sobre o uso de materiais leves pela empresa para atender o programa do Governo, e Fabiano Almeida Rodrigues (Aethra) sobre estampagem de aços de alta resistência.

rn

O painel também contará com a participação de Bruno Jorge Soares (ABDI), que apresentará os incentivos para a inovação tecnológica, disponíveis no programa Inovar-Auto.

rn

SERVIÇO
68º Congresso ABM Internacional
Data: 30 de julho a 02 de agosto de 2013
Local: Expominas – Belo Horizonte (MG)
Realização: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM
Site: http://www.abmbrasil.com.br/congresso/2013/informacoes-gerais.asp

rn

 

rn

 

 

Fonte: Truck Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro

19 de maio de 2023

Plataforma consegue identificar fonte de procedência do ouro, permitindo diferenciar o ouro legal do ilegal. IBRAM assina convênio com USP…

LEIA MAIS

Brasil inaugura 1º hub de inovação para a indústria mineral

21 de janeiro de 2019

Inovação na prática, ao vivo, voltada exclusivamente para a indústria da mineração. É o que os participantes do Hub da…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

29 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS