Inovação tecnológica ajuda a reduzir custos de pneus na mina de Carajás
3 de outubro de 2016
O programa foi criado utilizando técnicas avançadas de Estatística para identificar causas da diminuição da vida útil dos pneus das minas na localidade
Melhor que resolver problemas é evitar que eles aconteçam. Foi esse pensamento que levou a Vale a desenvolver o Intelligent Mining, um programa de Estatística e Tecnologia de ponta que possibilitou a análise de milhões de dados para identificar potenciais motivos que levam pneus de caminhão fora de estrada a durarem menos que o previsto em Carajás.
O programa foi criado utilizando técnicas avançadas de Estatística para identificar causas da diminuição da vida útil dos pneus das minas na localidade. A partir de ferramentas e métodos de Advanced Analytics, foi possível correlacionar as diversas fontes de dados disponíveis e identificar fatores de alta influência para a ‘morte prematura’ de pneus.
“Para alcançarmos os resultados, combinamos conhecimento matemático, Tecnologia da Informação e conhecimentos funcionais dos engenheiros especialistas da oficina de pneus de Ferrosos Norte”, diz Edson Antônio, área de Tecnologia da Informação.
Como principal resultado da implantação do sistema está a possibilidade de utilizar as regras e comportamentos identificados no estudo para monitorar e interpretar os dados de caminhões, vias e operadores, fornecendo não somente relatórios de dados, mas análises automatizadas, baseadas em comportamentos históricos.
Vale