NOTÍCIAS

Instituto Alcoa beneficia mais de 14 mil estudantes em 2015 com o Programa ECOA

13 de janeiro de 2016

Ações que aliam sustentabilidade e educação uniram pais, alunos e professores em diferentes projetos que deixam um legado positivo para as comunidades.

O Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, promovido pelo Instituto Alcoa beneficiou em 2015 mais de 14 mil alunos, de 31 escolas municipais, nas seis localidades em que atua. Com diferentes projetos voltados às comunidades das regiões onde a Alcoa está presente, o objetivo do programa é fortalecer a cultura de sustentabilidade nas escolas por meio da realização de atividades com alunos e professores que incentivem a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis e estimulem formas alternativas de educação socioambiental. A iniciativa, realizada desde 2011, é uma parceria do Instituto Alcoa com as Secretarias Municipais de Educação e a empresa Evoluir, que executa as ações.
 
O ECOA oferece benefícios às escolas envolvidas, como acompanhamento e materiais pedagógicos, auxílio no desenvolvimento de projetos; bases conceituais e metodológicas, entre outras ações. As escolas ficam abertas à comunidade, aproximando pais da rotina dos alunos. Em 2015, 153 professores foram certificados pelo Curso de Formação de Educadores e 4650 livros foram distribuídos para as escolas.
 
Segundo a gerente de Projetos do Instituto Alcoa, Monica Espadaro, 2015 foi um ano de muito sucesso nas ações realizadas, em especial do Programa ECOA. “Temos orgulho deste projeto e estamos muito satisfeitos com os resultados. O programa promove transformações nas comunidades por onde passa, unindo melhoria na educação e consciência ambiental. O ECOA faz parte do nosso compromisso de investir em inovação, educação e sustentabilidade”, afirma.
 
Ações em 2015
 
Entre as várias ações desenvolvidas ao longo do ano, as Missões ECOA tiveram grande destaque. As missões são atividades executadas no contraturno Escolar, em formato de jogo colaborativo com foco na interação com o meio ambiente. Ao todo, mais de 400 alunos participaram da iniciativa, que tem como base metodológica a aprendizagem social.
 
No ano também foram realizadas seis edições do Dia ECOA, evento com show de ciências para alunos e professores das escolas participantes do Programa ECOA. O evento contou com a presença do trio Ciência em Show, grupo formado por cientistas e professores de Física da Universidade de São Paulo (USP). O trio mistura conhecimento e diversão para aproximar adultos e crianças da ciência. Ao todo, mais de 1.500 pessoas assistiram aos shows em seis municípios. O evento marcou a entrega do laboratório de ciências Nau dos Mestres às escolas participantes do programa.
 
E para compartilhar os resultados e apresentar os projetos realizados ao longo do ano, o Instituto Alcoa promoveu o Evento de Celebração em todas as unidades. Alunos e professores puderam expor as atividades desenvolvidas ao longo do ano. Como parte do evento, os estudantes participaram do concurso de desenhos “Como será o mundo em 2040?”. A competição, lançada em celebração aos 25 anos do Instituto Alcoa, estimulou os alunos a pensarem sobre como será o mundo no futuro. Após o recebimento de centenas de desenhos, foram eleitos 12 vencedores em duas categorias, sendo uma de 7 a 9 anos e outra de 10 a 13 anos. Os premiados receberam materiais educativos.
 
Alcoa
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Produção de minério de ferro da BHP cai 4% no trimestre

20 de outubro de 2017

Os números levam em consideração o minério de ferro produzido pela BHP e em parcerias em joint ventures

LEIA MAIS

Bioeconomia como estratégia de desenvolvimento da Amazônia é tema do PodMinerar desta 3ª feira

31 de janeiro de 2023

A biodiversidade aliada à tecnologia e à inovação é a base principal para a bioeconomia. O Brasil tem grande potencial para desenvolver…

LEIA MAIS

Mining Hub tem taxa de sucesso de 25% no primeiro ano

18 de fevereiro de 2020

O Mining Hub, inédito espaço de inovação aberta do setor mineral, completou o primeiro ano de atividades com elevada taxa de…

LEIA MAIS