NOTÍCIAS

Instituto da Vale monitora abelhas da Amazônia

2 de setembro de 2015

O Instituto Tecnológico Vale (ITV), o Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizam uma pesquisa para observar se as mudanças na temperatur

O Instituto Tecnológico Vale (ITV), o Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizam uma pesquisa para observar se as mudanças na temperatura, na ocorrência das chuvas e na umidade do ar influenciam o comportamento das abelhas da Amazônia e como isso ocorre. Para isso, quase duas mil abelhas de três espécies nativas da Amazônia carregam nas costas microchips de cinco miligramas e são monitoradas por meio de antenas instaladas nas colmeias do meliponário científico da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA).

rn

Os dados coletados pelo sistema dos chips são cruzados com informações meteorológicas. A pesquisa trabalha com as espécies uruçu-cinzenta, uruçu-amarela e uruçu-da-bunda-preta. Segundo Giorgio Venturieri, pesquisador da Embrapa, iniciativas como essa já existem para abelhas com ferrão de raças europeias em outros países, mas para abelhas nativas da Amazônia é uma pesquisa inédita.

rn

A inovação tecnológica agregada ao trabalho, de acordo com Gustavo Pessin, pesquisador do ITV, é o tamanho do dispositivo, que é tão pequeno a ponto de ser carregado por uma abelha nativa e não comprometer a autonomia do voo. “Nossa intenção é diminuir ainda mais o dispositivo para que insetos ainda menores, como as abelhas jataí, possam suportar o sistema”, disse.

rn

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS

ArcelorMittal Tubarão religa seu terceiro Alto-Forno

27 de outubro de 2020

A ArcelorMittal Tubarão religou na última segunda-feira (25), o seu terceiro Alto-Forno, cujas operações estavam paralisadas desde abril deste ano…

LEIA MAIS

27 de novembro | Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho

27 de novembro de 2018

Claudia Pellegrinelli, engenheira de segurança do trabalho, está à frente do Programa de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (MINERAÇÃO) desde…

LEIA MAIS