Instituto Tecnológico Vale apresenta inovação e novas tecnologias em evento científico
31 de julho de 2017
O evento é um importante fórum de difusão dos avanços científicos e de debates sobre políticas públicas para a ciência e tecnologia, e aconteceu em Belo Horizonte, no campus Pampulha da UFMG
O Instituto Tecnológico Vale (ITV) participou, entre os dias 16 a 22 de julho, da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento é um importante fórum de difusão dos avanços científicos e de debates sobre políticas públicas para a ciência e tecnologia, e aconteceu em Belo Horizonte, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O ITV se fez presente com um estande exclusivo na Expo&Tec, feira de Tecnologia e Inovação, no qual, ao lado de 26 instituições entre institutos de pesquisas, agências e entidades de governo, apresentou novas tecnologias e inovações. Uma delas foi o Espeleorobô, que encantou crianças e adultos com sua performance.
Os projetos Flora de Carajás, Redução da Umidade do Minério, Microsensores e Preservação da Bacia do Rio Itacaiúnas também integram a lista de atrações apresentadas pelo instituto. A área de ensino apresentou informações sobre os cursos de mestrado e oportunidades de capacitação profissional. Cerca de 1,8 mil pessoas passaram pelo estande da Vale.
Segundo José Antônio Miranda, professor do Departamento de Matemática da UFMG, que levou os filhos Hector Antônio Miranda (10 anos) e Vitor Antônio Miranda (6 anos) para visitar a SBPC, o evento foi uma oportunidade para as crianças entrarem em contato com a ciência na prática. A mesma opinião foi compartilhada pela estudante Sara Lorena Silva, de 14 anos, aluna da Escola Estadual Jonas Barcelos Correa. “Essa é a primeira vez que participo de uma mostra como essa. Estou conhecendo projetos diferentes, interativos. Uma boa experiência de aprendermos na prática”.
Discussões técnicas
Representantes do ITV também participaram de fóruns de discussão. O diretor-presidente do ITV e gerente executivo da Vale, Luiz Mello, palestrou na mesa-redonda sobre ‘Desafios do financiamento da Ciência no Brasil para os próximos 20 anos’.
Luiz Mello ainda coordenou a mesa redonda ‘O que o mercado tem a dizer para a academia: Start-ups e Empreendedorismo’; e as pesquisadoras Vera Lúcia Imperatriz Fonseca e Ana Maria Giulietti Harley, ambas do ITV, participaram da SBPC Inovação com o tema ‘Mineração e Espécies Especiais de Vegetação de Cangas’.