Investidores internacionais deixam de aportar seus recursos no mercado de capitais brasileiro em razão do “intervencionismo do governo”, disse hoje Simon Nocera, diretor administrativo da Lumen Advisors LLC, gestora de ativos de Sa
Investidores internacionais deixam de aportar seus recursos no mercado de capitais brasileiro em razão do “intervencionismo do governo”, disse hoje Simon Nocera, diretor administrativo da Lumen Advisors LLC, gestora de ativos de San Francisco (EUA), ao participar de evento sobre economia no Rio de Janeiro.
rn
“Os fluxos estão deixando de vir para o Brasil e seguindo para países com economias semelhantes, emergentes, como Turquia e Indonésia, que também têm moedas baratas, mas não possuem um governo intervencionista”, afirmou ele, em um evento de economia, no Rio.
rn
Ele citou como uma dessas ações “intervencionistas” a troca na presidência da Vale, em 2011, quando Roger Agnelli deixou a mineradora para a entrada de Murilo Ferreira, supostamente por uma ação do governo.
rn
Outro ponto apontado por ele seria a falta de independência do Banco Central. “O BC não é independente, tem pressões (do governo) para reduzir juros”, disse.
rn
Apesar das críticas, Nocera afirmou que a economia do país tem bons fundamentos e que, futuramente, o Brasil crescerá a taxas de 5%, 6% ao ano.
rn
Já o diretor de política monetária do BC, Mário Mesquita, que também participa do evento, disse acreditar que “daqui para frente” a economia crescerá a taxas de 3,5% ao ano.
rn
Mesquita também defendeu a atuação do governo brasileiro no mercado cambial para manter o real desvalorizado. “Acredito que poderíamos ver entradas substanciais de capital externo, se o governo deixar de exercer controle”, afirmou.
Fonte: Valor Econômico
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pela coordenadora de Assuntos Minerários, Aline Nunes, esteve presente ao XXIX Encontro Nacional de…
LEIA MAISO 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…
LEIA MAISAcordo firmado entre a RMB e o grupo Sabes, vai proporcionar investimentos de aproximadamente US$ 200 milhões nos próximos três…
LEIA MAIS