NOTÍCIAS

ISO/TC 102 – IRON ORE AND DIRECT REDUCED IRON debate, no Brasil, normas técnicas

25 de abril de 2014

Bianualmente, o Comitê Técnico da ISO (International Organization for Standartization), responsável pela elaboração e revisões das normas técnicas referentes aos minérios de ferro, reúne-s

Bianualmente, o Comitê Técnico da ISO (International Organization for Standartization), responsável pela elaboração e revisões das normas técnicas referentes aos minérios de ferro, reúne-se para discutir e elaborar normas técnicas referentes ao assunto. Tais reuniões são importantes por serem utilizadas nas relações comerciais entre mineradoras e siderúrgicas para medição das características destes minérios, de forma a efetuar faturamentos, controle de qualidade e assegurar a segurança dos transportes marítimos.

rn

Presidida pelo Diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM –www.ibram.org.br), Marcelo Ribeiro Tunes e pelo Coordenador-Técnico do IBRAM-CONIM Júlio Nery, a reunião reuniu 101 técnicos entre os dias 7 e 11 de abril, na cidade de Vitória (ES).

rn

A delegação brasileira era composta por 31 representantes de empresas como a Vale S.A., Samarco, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Destaca-se ainda a participação da Austrália, com 17 representantes, da China, com 14 e do Japão, com 11 técnicos. Outros países que enviaram representantes foram Alemanha, África do Sul, Canadá, Índia, Japão, Holanda, Suécia e Suíça.

rn

Este comitê técnico contempla atualmente mais de 30 grupos de trabalho e de estudo, dos quais onze são liderados por representantes de empresas brasileiras. Os encontros são realizados sempre em dos países membros, produtores ou consumidores de minérios de ferro, seguindo um rodízio entre os continentes. A reunião anterior ocorreu na África do Sul.

rn

Como representante do Brasil na ISO, a ABNT, por meio do seu Comitê de Minério de Ferro (CB-41) foi a anfitriã do evento. Por delegação do CB-41, o evento foi organizado e coordenado pelo IBRAM – CONIM – Comitê de Normalização Internacional do Instituto Brasileiro de Mineração, com patrocínio das associadas Vale S.A. e Samarco.

rn

“Acreditamos que o encontro atingiu plenamente seu objetivo, constituindo em um fórum de debates proveitoso para o desenvolvimento dos trabalhos de normatização internacional, em um ambiente construtivo de debates entre os mineradores, empresas siderúrgicas e instituições de diversos países”, pontuou Júlio Nery. Alem dos debates técnicos, houve também uma excelente oportunidade de intercâmbio através da visita destes profissionais às instalações da Vale S.A. em Vitória e da Samarco, em Ponta do Ubú, ambas no estado do Espírito Santo. “Fica um excelente ambiente de trabalho, que será estendido pelas ações que serão desenvolvidas nos próximos dois anos para apresentação na próxima reunião, que ocorrerá na Suécia em 2016”, finalizou.

rn

 

rn

 

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Faltam dois dias para a segunda edição do e-Mineração

14 de junho de 2021

20 mineradoras e centenas de fornecedores do setor mineral já confirmaram a participação na rodada de negócios do e-Mineração: Evento…

LEIA MAIS

Desafio MinerALL traz propostas de negócios a partir do aproveitamento do rejeito da mineração

17 de dezembro de 2018

Uma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, iniciativa que tem…

LEIA MAIS

Bioeconomia como estratégia de desenvolvimento da Amazônia é tema do PodMinerar desta 3ª feira

31 de janeiro de 2023

A biodiversidade aliada à tecnologia e à inovação é a base principal para a bioeconomia. O Brasil tem grande potencial para desenvolver…

LEIA MAIS