NOTÍCIAS

Jaguar quadruplica reservas de mina de ouro em Minas Gerais

7 de março de 2016

A mineradora canadense publicou o relatório anual de 2015 com a estimativa de recursos minerais do empreendimento. A Jaguar também registrou alta de 63% no teor de ouro das reservas de Pilar

A Jaguar aumentou em 310% as reservas provadas e prováveis da mina subterrânea de ouro Pilar, que faz parte do Complexo Caeté, em Minas Gerais. A mineradora canadense publicou nesta sexta-feira (4) o relatório anual de 2015 com a estimativa de recursos minerais do empreendimento. A Jaguar também registrou alta de 63% no teor de ouro das reservas de Pilar.
 
As reservas provadas e prováveis da mina são de 1,22 milhão de toneladas com teor de 4,39 gramas de ouro por tonelada, contendo 172 mil onças de ouro. Esse teor corresponde a um aumento de 63% em relação ao relatório de estimativa de recursos de 2014.
 
As estimativas foram feitas a partir de dados da campanha de sondagem realizada no ano passado, com um total de 984 furos e 16.445 amostras de trincheiras. A Jaguar também otimizou as práticas de modelamento para aumentar as reservas e os recursos minerais da mina de ouro Pilar.
 
Os recursos inferidos atualizados são de 3,47 milhões de toneladas, com teor de 4,59 g/t de ouro, contendo 514 mil onças; e os recursos inferidos totalizam 1,20 milhão de toneladas com teor de 5,45 g/t, contendo 212 mil onças de ouro.
 
“O grande aumento nas nossas reservas minerais em Pilar nos permitiu expandir significativamente a vida útil da mina, com reservas minerais suficientes para outros quatro anos, considerando o perfil atual de produção”, afirmou Rodney Lamond, presidente e CEO da Jaguar.
 
Na campanha de sondagem de 2015 na mina Pilar, a mineradora canadense disse que identificou três formações ferríferas bandadas mineralizadas significativas. Dessa forma, a Jaguar planejou para este ano mais uma campanha de sondagem, com 61 furos e área total de 10.725 metros. O objetivo é definir a extensão em profundidade dessas formações.
 
Em 2015, o complexo Caeté, que abrange as minas Roça Grande e Pilar, produziu 39.762 onças de ouro. A Jaguar também produz na mina Turmalina, em Minas Gerais. O volume total produzido pela mineradora no ano passado foi de 90.421 onças de ouro.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe da consulta pública para 8 protocolos do TSM

17 de outubro de 2022

Está aberta a consulta pública, lançada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), para receber contribuições ao processo de adaptação e tradução…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

8 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

IBRAM promove em agosto a 9ªedição do CBMINA

28 de fevereiro de 2018

As inscrições para submissão de trabalhos podem ser feitas até o dia 13 de abril O Instituto Brasileiro de Mineração…

LEIA MAIS