NOTÍCIAS

Jaguar quer explorar depósito de ferro em Minas Gerais

14 de agosto de 2014

A Jaguar Mining apresentou pedido de autorização de pesquisa para um depósito de minério de ferro localizado dentro das propriedades Palmital e Bocaina, em Minas Gerais, onde a mineradora possui direitos de exploraç

A Jaguar Mining apresentou pedido de autorização de pesquisa para um depósito de minério de ferro localizado dentro das propriedades Palmital e Bocaina, em Minas Gerais, onde a mineradora possui direitos de exploração de ouro. A informação foi divulgada em comunicado ao mercado na última terça-feira (12).

rn

A mineradora afirmou que apresentou o pedido de Guia de Utilização (GU) ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a Licença de Operação para Pesquisa (LOP) à Superintendência de Regularização Ambiental de Minas Gerais (Supram). De acordo com a Jaguar, o acesso ao depósito de ferro, localizado a cerca de 26 quilômetros de Itabirito (MG), é o mesmo usado para chegar à mina de ouro Palmital, que é parte do projeto Paciência.

rn

Dados do DNPM, obtidos por meio do website Jazida.com, mostram que o pedido é da subsidiária Mineração Serras do Oeste, que detém cinco direitos minerários para minério de ferro, sendo três requirimentos de lavra, uma autorização de pesquisa e um requerimento de pesquisa.

rn

Segundo o CEO da empresa, George Bee, a descoberta do depósito de ferro não muda o principal objetivo da empresa em Minas Gerais, que é o desenvolvimento dos ativos de ouro. “Este depósito de ferro apresenta uma oportunidade de fazer caixa para a empresa, com pouca ou nenhuma despesa de capital, ajudando assim o nosso negócio de ouro”, afirmou.

rn

Com base nas atividades de exploração realizadas até o momento, um depósito mineral contendo hematita, itabirito e fragmentos de quartzo, consolidado por limonita, goethita e outros minerais de ferro e de argila, foi mapeado e supervisionado pela Jaguar.

rn

Amostras de sete trincheiras foram coletadas por geólogos da Jaguar e enviadas para o SGS Geosol, um laboratório sediado em Belo Horizonte (MG), para a seleção e preparação de amostras, apontando teores de até 63,1% de ferro.

rn

Segundo a Jaguar, os teores elementares e de óxido foram analisados por fluorescência de raio X e a perda por ignição, do inglês loss on ignition (LOI), foi determinada por calcinação por alta temperatura.

rn

Além de direitos minerários para exploração de ouro em Minas Gerais, a Jaguar é dona das minas Paciência, Turmalina e Caeté, todas no Estado, e do projeto de ouro Gurupi, no Maranhão. Além da Serras do Oeste, a mineradora tem as subsidiárias Mineração Turmalina e MCT Mineração, no Brasil.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS

Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux decide favoravelmente para a Corte recepcionar Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7598) apresentada pelo IBRAM

26 de fevereiro de 2024

A ADI é contra artigos da lei nº 12370/2023 do estado de Mato Grosso. Esta lei cria taxa de fiscalização…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS