NOTÍCIAS

Japiim completa 10 anos beneficiando mulheres no ofício de costureira

22 de setembro de 2016

A Alubar investe na capacitação das integrantes do Japiim, com cursos de corte e costura industrial pelo Senai e palestras sobre empreendedorismo e gestão de negócios pelo Sebrae

O projeto Japiim celebra 10 anos de atuação em Barcarena. Desenvolvido pela Alubar Metais e Cabos, a iniciativa beneficia dezenas de mulheres no ofício de costureira. Elas produzem os uniformes dos colaboradores da empresa, que os compra e garante renda extra para o sustento das famílias.
 
O projeto funciona na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Barcarena e também tem uma extensão na Ilha Arapiranga. A Alubar investe na capacitação das integrantes do Japiim, com cursos de corte e costura industrial pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e palestras sobre empreendedorismo e gestão de negócios pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
 
O Japiim começou suas atividades desenvolvendo artesanato e aos poucos foi se consolidando na área da costura industrial, com a produção de uniformes para a Alubar. Com amadurecimento adquirido no projeto, as mulheres se dedicaram a oferecer cursos a outras mães das comunidades do município, com o apoio das Pastorais da Criança.
 
“Assim, formou-se um círculo virtuoso, onde quem recebe uma ação aprende também se ver como capaz de praticá-la com o próximo. O projeto gerou para essas mulheres possibilidades de um acréscimo importante à sua identidade social, autoconhecimento e superação das dificuldades, além da realização de seus projetos de vida”, comemora Márcia Campos, coordenadora dos Projetos Sociais da Alubar.
 
Há quatro anos no Japiim, a costureira Vanilda Barreta, 39, tornou-se dona do próprio negócio. “Hoje tenho uma renda garantida para minha família. E todo o conhecimento que recebi, tenho prazer em compartilhar com outras pessoas. O projeto nos ajudou a crescer como profissional e como pessoa”, declara.
 
Além de renda, o Japiim tem sido uma terapia para muitas costureiras. Com a perda do esposo, Durvalina Ferreira, 62, costureira que mora na Ilha Arapiranga, diz que o projeto lhe dá forças para continuar. “Graças a Deus, tenho essa oportunidade. As minhas amigas do projeto me incentivam e me dão muito ânimo. Meu sonho é ver esse grupo crescer, ter um espaço nosso e formar novas costureiras que amem a profissão. Sempre gostei de costurar e por isso incentivo minhas filhas a aproveitar essa oportunidade”, diz.
 
Pelas oportunidades de integração, incentivo à geração de renda e valorização profissional, o Japiim recebeu os prêmios Ser Humano Oswaldo Checcia, conferido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), e Top Social, conferido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas (ADVB/PA).
 
Assessoria
 
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM defende projetos de inovação apoiados pelo BNDES

27 de abril de 2023

Em nota divulgada nesta 5ª feira, 27/4, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) manifesta o seguinte: Não existe no mundo…

LEIA MAIS

Instituto Tecnológico Vale abre inscrições para nova turma de Mestrado

22 de outubro de 2018

Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Minas Gerais, acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo 2019 do Mestrado Profissional…

LEIA MAIS

Vale celebra recepção ao visitante 100 mil do Programa de Visitas Vale Conhecer ?

3 de dezembro de 2018

A Vale celebrou no dia 27 de novembro a recepção ao vi?sitante 100 mil, dentro do seu?Programa de Visitas Vale…

LEIA MAIS