NOTÍCIAS

JMC Yamana Gold investe na contratação de mulheres

20 de dezembro de 2021

Programa Diversidade Feminina vem desenvolvendo e integrando cada vez mais a presença da mulher na empresa

Mineração também é lugar de mulher e a prova disso é que a JMC Yamana Gold vem avançando com o programa Diversidade Feminina. Criado para fortalecer e integrar constantemente as mulheres no processo de trabalho da mineração, em 2021 o programa chegou a marca de 11,5% do total de mulheres no quadro de contratação, superando a meta de 10% que havia sido estipulada para dezembro deste ano.

Com a criação do Diversidade Feminina em 2019, as iniciativas voltadas ao tema mulher vêm se intensificando na JMC com a implementação de diversas ações. Adequação de uniformes e calçados femininos, especialmente para as mulheres que trabalham na operação; reforma dos vestiários femininos; criação do Estatuto da Mulher com direitos, deveres e benefícios da mulher no ambiente de trabalho; política de remuneração justa; palestras e encontros com especialistas em diversas áreas. Além disso, outra preocupação da JMC é estar sempre atenta ao número de mulheres que se candidatam às vagas, incluindo-as em todos os processos seletivos da empresa.

“O tema diversidade e inclusão é uma das prioridades da JMC. Conseguimos superar a meta que tínhamos estipulado. Ainda é pouco e queremos alcançar ainda mais. As mulheres vêm provando que com competência e garra podem vencer barreiras e preconceitos e ocupar cargos não apenas administrativos mas operacionais, reforçando a máxima de que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na mineração. Somos mineração, somos inclusão!”, comemora vice-presidente de Operações Brasil & Argentina, Sandro Magalhães.

Em janeiro deste ano a JMC tinha 103 mulheres no quadro funcional, hoje este número subiu para 153. A presença delas se faz em todas as áreas. A área de operação, que era tradicionalmente masculina, agora está cada vez mais sendo ocupada por mulheres. “Com o tempo e os diversos projetos que estão em pauta dentro da JMC o quadro vem mudando. A mulher se sente segura em estar num meio que antes era só de homens, desenvolvendo trabalhos competentes e com eficácia. O mercado e a JMC estão se adaptando, e cada vez mais a mulher está ocupando cargos importantes, bem como, estratégicos com a naturalidade que deve ocorrer”, diz Renata Dantas, Assistente Administrativa da Planta Operacional.

Yamana Gold

A Yamana Gold é uma empresa global de mineração, que emprega mais de 7 mil pessoas nas Américas. A companhia trabalha de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro do mundo em valor e respeitando o meio ambiente e as comunidades onde está inserida. No Brasil, a Yamana possui uma unidade, a Jacobina Mineração e Comércio, localizada na Bahia. A abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental da atuação da empresa.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



ArcelorMittal Tubarão religa seu terceiro Alto-Forno

27 de outubro de 2020

A ArcelorMittal Tubarão religou na última segunda-feira (25), o seu terceiro Alto-Forno, cujas operações estavam paralisadas desde abril deste ano…

LEIA MAIS

27 de novembro | Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho

27 de novembro de 2018

Claudia Pellegrinelli, engenheira de segurança do trabalho, está à frente do Programa de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (MINERAÇÃO) desde…

LEIA MAIS

Diversibram discute papel dos homens na adoção de uma cultura livre de assédio

27 de março de 2025

Com uma bancada de painelistas intencionalmente masculina, o segundo painel da 4ª Diversibram – A Mineração Sem Rótulosdiscutiu o tema…

LEIA MAIS