NOTÍCIAS

JMC Yamana Gold investe na contratação de mulheres

20 de dezembro de 2021

Programa Diversidade Feminina vem desenvolvendo e integrando cada vez mais a presença da mulher na empresa

Mineração também é lugar de mulher e a prova disso é que a JMC Yamana Gold vem avançando com o programa Diversidade Feminina. Criado para fortalecer e integrar constantemente as mulheres no processo de trabalho da mineração, em 2021 o programa chegou a marca de 11,5% do total de mulheres no quadro de contratação, superando a meta de 10% que havia sido estipulada para dezembro deste ano.

Com a criação do Diversidade Feminina em 2019, as iniciativas voltadas ao tema mulher vêm se intensificando na JMC com a implementação de diversas ações. Adequação de uniformes e calçados femininos, especialmente para as mulheres que trabalham na operação; reforma dos vestiários femininos; criação do Estatuto da Mulher com direitos, deveres e benefícios da mulher no ambiente de trabalho; política de remuneração justa; palestras e encontros com especialistas em diversas áreas. Além disso, outra preocupação da JMC é estar sempre atenta ao número de mulheres que se candidatam às vagas, incluindo-as em todos os processos seletivos da empresa.

“O tema diversidade e inclusão é uma das prioridades da JMC. Conseguimos superar a meta que tínhamos estipulado. Ainda é pouco e queremos alcançar ainda mais. As mulheres vêm provando que com competência e garra podem vencer barreiras e preconceitos e ocupar cargos não apenas administrativos mas operacionais, reforçando a máxima de que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na mineração. Somos mineração, somos inclusão!”, comemora vice-presidente de Operações Brasil & Argentina, Sandro Magalhães.

Em janeiro deste ano a JMC tinha 103 mulheres no quadro funcional, hoje este número subiu para 153. A presença delas se faz em todas as áreas. A área de operação, que era tradicionalmente masculina, agora está cada vez mais sendo ocupada por mulheres. “Com o tempo e os diversos projetos que estão em pauta dentro da JMC o quadro vem mudando. A mulher se sente segura em estar num meio que antes era só de homens, desenvolvendo trabalhos competentes e com eficácia. O mercado e a JMC estão se adaptando, e cada vez mais a mulher está ocupando cargos importantes, bem como, estratégicos com a naturalidade que deve ocorrer”, diz Renata Dantas, Assistente Administrativa da Planta Operacional.

Yamana Gold

A Yamana Gold é uma empresa global de mineração, que emprega mais de 7 mil pessoas nas Américas. A companhia trabalha de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro do mundo em valor e respeitando o meio ambiente e as comunidades onde está inserida. No Brasil, a Yamana possui uma unidade, a Jacobina Mineração e Comércio, localizada na Bahia. A abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental da atuação da empresa.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Reforma tributária na visão da mineração é tema de debate entre presidente do IBRAM e representantes da FPMin

26 de abril de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou de reunião organizada nesta 4ª feira (26) pela Frente Parlamentar…

LEIA MAIS

Nota Técnica do Ministério do Trabalho esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” frente à NR 12

3 de dezembro de 2018

A Nota Técnica nº 31/2018/CGNORDSST/SIT/MTb, expedida pelo Ministério do Trabalho, esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” e de robôs tradicionais…

LEIA MAIS

EXPOSIBRAM 2023: inscrições abertas para o maior evento da mineração do Brasil

25 de maio de 2023

As inscrições para a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023) e o Congresso Brasileiro de Mineração estão abertas. A edição…

LEIA MAIS