Jorge Gerdau é homenageado no 67o Congresso ABM Internacional
1 de agosto de 2012
rnEmpresário receberá Medalha de Mérito ABM, prêmio criado em 1944 pela associação da indústria minerometalmecânica e de materiais, durante solenidade de abertura do eventornPresidente do Conselho
rn
Empresário receberá Medalha de Mérito ABM, prêmio criado em 1944 pela associação da indústria minerometalmecânica e de materiais, durante solenidade de abertura do evento
rn
Presidente do Conselho de Administração da Gerdau e um dos empresários mais respeitados do País, Jorge Gerdau Johannpeter será homenageado durante a solenidade de abertura do 67o Congresso ABM Internacional, que ocorrerá em 31 de julho, no Rio de Janeiro. O evento será promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). O executivo receberá a “Medalha de Mérito ABM”, criada em 1944 para homenagear personagens que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento das áreas de atuação da ABM, que representa os setores minerometalmecânico e de materiais.
rn
Quando Gerdau assumiu o cargo de diretor-presidente da siderúrgica, em 1983, a capacidade instalada da empresa era de 3 milhões de toneladas de aço distribuídas em seis usinas. Sob o seu comando, a Gerdau se transformou em um grupo internacional, com presença industrial em 14 países, e operações nas Américas, Europa e Ásia, com capacidade anual superior a 25 milhões de toneladas de aço.
rn
Ele também é conhecido pela sua atuação na busca pela eficiência e qualidade da gestão nos setores público e privado, com participação no Conselho do Movimento Brasil Competitivo (MBC). Além disso, é presidente da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade do Governo Federal.
rn
O diretor-executivo da ABM, Horacídio Leal Barbosa Filho, explica que cada um dos 18 diretores da associação indica três nomes para o prêmio. Os três mais votados vão ao conselho, que indica o vencedor. “Isso garante uma escolha democrática pois os diretores representam os segmentos siderúrgico, metalúrgico, de mineração e de materiais ligados à indústria e à academia”, afirma. Segundo ele, Jorge Gerdau foi reconhecido pela entidade devido às suas iniciativas para melhoria da qualidade nos setores público e privado, e ao apoio dado à ABM, que conta com vários membros da Gerdau em seus quadros.
rn
Medalha ABM “Vicente Chiaverini”
rn
Outro homenageado da noite será o professor Antonio Cezar Faria Vilela, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que receberá a medalha ABM “Vicente Chiaverini” – Mérito em Processos. Com trinta anos de experiência, o professor coordena o laboratório de siderurgia da UFRGS, e sempre norteou seu trabalho na aproximação entre o setor industrial e acadêmico. “Procuro envolver os trabalhos com os problemas oriundos do setor siderúrgico brasileiro”, conta.
rn
Segundo ele, esta proximidade melhora a qualificação dos engenheiros, que passam a conhecer os problemas do setor industrial, além de tornar as empresas mais competitivas e inovadoras. O professor destaca que a pesquisa no Brasil é tradicionalmente sustentada pelo governo, mas diz que a participação do setor privado tem sido crescente, com maior interesse das companhias em receber as universidades para novos acordos.
rn
Além das medalhas, serão entregues oito prêmios de reconhecimento técnico, no valor total de R$ 69 mil. A sessão solene de premiação acontecerá em três oportunidades, na abertura dos painéis tecnológicos, dias 1o e 2 de agosto, às 10h50, e no dia 2 de agosto, às 14h10. “O objetivo é dar visibilidade aos premiados, reconhecendo e valorizando seu trabalho perante a comunidade técnico-científica”, diz o diretor-executivo da ABM.
rn
De acordo com Barbosa Filho, premiar é uma forma de incentivar a elaboração de trabalhos que melhorem processos, produtos e a qualidade das áreas relacionadas ao prêmio. “Estes prêmios contribuem para a difusão do conhecimento no mercado e a inovação.”
rn
Ozires Silva
rn
Entre os participantes da cerimônia de abertura do 67o Congresso ABM Internacional, a partir das 19 horas, no Royal Tulip Rio de Janeiro (RJ), estará Ozires Silva, reitor da Unimonte e fundador da Embraer, que falará sobre a tecnologia como instrumento de sucesso empresarial. O diretor superintendente da Votorantim Siderurgia, Albano Chagas Vieira, que acaba de assumir a presidência do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil (IABr), também estará presente.
rn
O Congresso contará com a presença de companhias como Aperam, CSN, Gerdau, Votorantim, ArcelorMittal, Vale, Usiminas e Petrobras. Serão apresentados 450 trabalhos acadêmicos e empresariais que mostram ações bem sucedidas e novas tecnologias empregadas no setor, além de palestras de especialistas nacionais e estrangeiros. A programação inclui dois painéis tecnológicos para debater os rumos da inovação em importantes segmentos da cadeia de metais: a indústria automobilística, a de petróleo e a mineração.
rn
Indústrias de petróleo, mineração e automobilística
rn
O painel do setor de óleo, gás e mineração, no dia 1o de agosto, das 11 às 13 horas, contará com a participação da Petrobras. A estatal mostrará um programa que criou para envolver ativamente fornecedores brasileiros nos seus projetos de desenvolvimento com as universidades. A iniciativa foi batizada de CNPJ Tecnológico, e garantirá que os projetos de inovação deixem de ser puramente acadêmicos e passem a contar com empresas parceiras que se responsabilizam em fornecer o produto ou serviço desenvolvido.
rn
O painel da indústria automotiva, no dia 2 de agosto, das 11 às 13 horas, falará sobre a busca por materiais mais leves, que permitem a produção de automóveis com menor nível de emissão de poluentes. A Fiat e a CSN são as empresas de maior destaque neste painel, e mostrarão quais são os seus projetos nesta área.
rn
O diretor-executivo da ABM, Horacídio Leal Barbosa Filho, afirma que o objetivo do evento é debater o tema da inovação, crucial para o aumento da produtividade na indústria. “Escolhemos para os painéis setores que mais puxam a inovação em nossas áreas de atuação”, explica.
rn
Futuros profissionais
rn
A academia também está representada pelo 12o Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas (Enemet), que ocorre simultaneamente e no mesmo espaço que o Congresso. O evento paralelo é voltado para os futuros profissionais dos setores minerometalmecânico e de materiais.
rn
Criado em 2001, o fórum de debates e intercâmbio de conhecimento para estudantes facilita o contato com a área de recursos humanos das empresas e com os profissionais do setor. Será a primeira vez em que os dois eventos ocorrem conjuntamente, com o objetivo de potencializar o intercâmbio de informações entre empresas e estudantes.
rn
rn
SERVIÇO
rn
67o Congresso ABM Internacional
rn
Local: Royal Tulip Rio de Janeiro (antigo Hotel Intercontinental), São Conrado, Rio de Janeiro
rn
Data: 31 de julho a 3 de agosto de 2012
rn
Promoção: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM
rn
CREDENCIAMENTO
rn
rn
Fonte: Meio Filtrante