José Fernando Coura recebe o VI Prêmio Minas Gerais de Desenvolvimento Econômico
3 de outubro de 2012
rn rn rnNascido na cidade de Dom Silvério, na Zona da Mata de Minas Gerais, José Fernando Coura é técnico metalúrgico pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto e engenheiro de minas
rn
rn
rn
Nascido na cidade de Dom Silvério, na Zona da Mata de Minas Gerais, José Fernando Coura é técnico metalúrgico pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto e engenheiro de minas pela Escola de Minas e Metalurgia da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Também possui formação complementar em programas de Planejamento Estratégico, Gestão Industrial, Tecnologia e curso de especialização em Economia Mineral. Hoje, édiretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
rn
Na iniciativa privada, entre os anos de 1984 e 1992, trabalhou no Grupo Caemi, passando pela Caulim da Amazônia nas Gerências de Mina, de Mina e Administração, Geral de Operações, além da Diretoria de Operações. Já na Caemi Mineração e Metalurgia foi diretor da Área Norte, respondendo pelas empresas Caulim da Amazônia, Indústria e Comércio de Minérios (Icomi), Companhia Ferro Ligas do Amapá (CFA) e Mineração Santa Lucrecia (MSL).
Também trabalhou na Precon Industrial, como chefe de Divisão de Mineração, e na Companhia de Cimento Portland Itaú, como gerente de Mineração, além de ter sido membro do Conselho Fiscal da Fundação Gorceix e diretor-secretário da Fundação Biodiversitas e presidente de seu Conselho Curador.
rn
No setor público, entre 1999 e 2001, passou por diversos cargos dentro da Secretaria de Minas e Energia do Estado de Minas Gerais, dentre eles, membro dos conselhos Estadual de Ciência e tecnologia (Conecit), de Administração do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam), do Estadual de Recursos Hídricos (CERH) e do Estadual de Política Ambiental (Copam). Ainda foi presidente da Câmara de Atividades Minerárias do Copam e superintendente de Recursos Minerais, chegando ao posto de secretário Adjunto de Estado de Minas e Energia.
rn
Fonte: Revista Mercado Comum