NOTÍCIAS

José Fernando Coura recebe o VI Prêmio Minas Gerais de Desenvolvimento Econômico

3 de outubro de 2012

rn   rn rnNascido na cidade de Dom Silvério, na Zona da Mata de Minas Gerais, José Fernando Coura é técnico metalúrgico pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto e engenheiro de minas

rn

   

rn

 

rn

Nascido na cidade de Dom Silvério, na Zona da Mata de Minas Gerais, José Fernando Coura é técnico metalúrgico pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto e engenheiro de minas pela Escola de Minas e Metalurgia da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Também possui formação complementar em programas de Planejamento Estratégico, Gestão Industrial, Tecnologia e curso de especialização em Economia Mineral. Hoje, édiretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

rn

Na iniciativa privada, entre os anos de 1984 e 1992, trabalhou no Grupo Caemi, passando pela Caulim da Amazônia nas Gerências de Mina, de Mina e Administração, Geral de Operações, além da Diretoria de Operações. Já na Caemi Mineração e Metalurgia foi diretor da Área Norte, respondendo pelas empresas Caulim da Amazônia, Indústria e Comércio de Minérios (Icomi), Companhia Ferro Ligas do Amapá (CFA) e Mineração Santa Lucrecia (MSL). 
Também trabalhou na Precon Industrial, como chefe de Divisão de Mineração, e na Companhia de Cimento Portland Itaú, como gerente de Mineração, além de ter sido membro do Conselho Fiscal da Fundação Gorceix e diretor-secretário da Fundação Biodiversitas e presidente de seu Conselho Curador.

rn

No setor público, entre 1999 e 2001, passou por diversos cargos dentro da Secretaria de Minas e Energia do Estado de Minas Gerais, dentre eles, membro dos conselhos Estadual de Ciência e tecnologia (Conecit), de Administração do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam), do Estadual de Recursos Hídricos (CERH) e do Estadual de Política Ambiental (Copam). Ainda foi presidente da Câmara de Atividades Minerárias do Copam e superintendente de Recursos Minerais, chegando ao posto de secretário Adjunto de Estado de Minas e Energia.

rn

 

Fonte: Revista Mercado Comum

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Em Madri, Raul Jungmann aponta Brasil como fonte segura de MCEs

14 de maio de 2025

Os primeiros cem dias de 2025 demonstram que as mudanças mais cruciais, rápidas e profundas são de natureza geopolítica. O…

LEIA MAIS

ArcelorMittal Tubarão lança projeto para dessalinizar água do mar

21 de janeiro de 2019

O projeto demandará investimentos em torno de R$ 50 milhões, gerará cerca de 220 vagas de emprego (no pico da…

LEIA MAIS

IBRAM lança manual de boas práticas para promover avanços em diversidade, equidade e inclusão na mineração

2 de abril de 2025

Publicação reúne cases de mineradoras associadas, destacando ações concretas de promoção da equidade de gênero, inclusão de PcDs e combate…

LEIA MAIS