NOTÍCIAS

Largo conclui instalação da linha de transmissão do projeto de vanádio Maracás

23 de outubro de 2013

A Largo Resources concluiu a instalação da linha de transmissão principal do projeto de vanádio Maracás, na Bahia. Com 11 MW e 86 quilômetros, a linha já está conectada à rede nacional e f

A Largo Resources concluiu a instalação da linha de transmissão principal do projeto de vanádio Maracás, na Bahia. Com 11 MW e 86 quilômetros, a linha já está conectada à rede nacional e fornece energia para as operações do projeto. A empresa canadense anunciou, também, a conclusão do comissionamento da planta de tratamento de água.

rn

A conclusão da linha de transmissão vai permitir que a Largo dê início aos testes e ao pré-comissionamento de sistemas elétricos concluídos. A empresa diz que a maioria desses sistemas está completada ou em processo de completação. Até o fim do ano, os sistemas de britagem e moagem serão comissionados.

rn

O presidente e CEO da Largo, Mark Brennan, comentou o avanço do projeto Maracás. “É importante ressaltar que nós vamos comissionar a maioria dos sistemas elétricos bem antes do comissionamento total da planta”. De acordo com o executivo, assim que o forno do projeto estiver concluído, o comissionamento total da planta terá início. A expectativa de completação do forno é no primeiro trimestre do ano que vem.

rn

“Nós acreditamos que o comissionamento total da planta vai gerar uma folga para o cronograma do ramp-up e para identificarmos falhas operacionais bem antes de acionar o forno e começar a produção”, afirmou Brennan.

rn

De acordo com a Largo, Maracás é o principal projeto de vanádio do mundo, devido ao alto teor do material encontrado na mina e ao seu baixo custo operacional. O projeto tem área de 27 mil hectares e fica a 250 quilômetros ao sudoeste de Salvador.

rn

A empresa canadense prevê produção média de 11.400 toneladas de óxido de vanádio equivalente por ano, em 29 anos de tempo de vida da mina. A empresa já possui acordo com a Glencore International para a venda de 100% do vanádio produzido em Maracás por seis anos.

rn

A Largo Resources é uma empresa de desenvolvimento de pesquisa e exploração mineral com enfoque em metais estratégicos. Além dos projetos de vanádio, no Brasil a empresa tem 100% de participação do projeto de titânio e ferro vanádio em Campo Alegre de Lourdes, também na Bahia, e do projeto de tungstênio Currais Novos, no Rio Grande do Norte.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



27 de novembro | Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho

27 de novembro de 2018

Claudia Pellegrinelli, engenheira de segurança do trabalho, está à frente do Programa de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (MINERAÇÃO) desde…

LEIA MAIS

IBRAM debate na Câmara a importância da transparência na destinação da CFEM

29 de junho de 2023

A transparência na destinação dos recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e os impactos desse royalty no desenvolvimento…

LEIA MAIS

5 dicas para manutenção eficaz em mineradoras

3 de dezembro de 2018

Manter o maquinário em bom estado de funcionamento é um dos maiores desafios das mineradoras. Instalados em ambientes extremos e…

LEIA MAIS