NOTÍCIAS

Latin Resources recolhe amostras com 41% de ferro em projeto no RN

30 de maio de 2014

A Latin Resources divulgou ontem (29) que a exploração inicial do projeto de minério de ferro Borborema, no Rio Grande do Norte, apontou teores de até 41% de ferro. O projeto, que pertencia à Rio Tinto, foi adquirid

A Latin Resources divulgou ontem (29) que a exploração inicial do projeto de minério de ferro Borborema, no Rio Grande do Norte, apontou teores de até 41% de ferro. O projeto, que pertencia à Rio Tinto, foi adquirido pela Latin em novembro do ano passado e, desde então, a empresa tem realizado trabalhos geológicos de reconhecimento de campo no site.

rn

Segundo a Latin, o mapeamento de reconhecimento identificou potenciais alvos de minério de ferro itabirítico em quatro dos sete blocos de exploração. O mesmo tipo de rocha foi encontrada em outros dois blocos adjacentes.

rn

Essas formações de ferro, conhecidas como itabiritos, são metamorfoseadas e altamente deformadas. As rochas são compostas, principalmente, de quartzo e óxidos de ferro, como hematita e magnetita.

rn

Dez amostragens litogeoquímicas de formações de ferro foram coletadas nos blocos de exploração, 2, 4, 5 e 7 e retornaram teores de 28% a 41% de ferro, uma média de 36% Fe.

rn

Segundo a Latin, esse tipo de minério de ferro pode ser facilmente transformado em um produto pellet feed premium, com baixos níveis de contaminantes. O Rio Grande do Norte abriga também as minas de minério de ferro Bonito, da Mhag, e Saquinho, operada pela Zamin Resources.

rn

A Latin afirmou que mais testes estão sendo agora considerados para as propriedades, incluindo uma reinterpretação de dados magnéticos aerotransportados, pesquisas magnéticas e gravitacionais, mapeamento geológico detalhado, amostragens litogeoquímicas e trincheiras.

rn

“Estamos muito satisfeitos por termos encontrado tais perspectivas durante as nossas atividades iniciais de exploração no Brasil. Estes resultados apoiam a estratégia da companhia de desenvolver projetos de minério de ferro perto de porto e infraestrutura, com potencial para produção a curto prazo”, disse Chris Gale, diretor administrativo da Latin.

rn

O projeto de minério de ferro Borborema está perto do litoral e apresenta infraestrutura com transporte ferroviário, estradas e portos. Melhorias no acesso ferroviário com a construção da Nova Transnordestina, que facilitará o acesso a dois grandes portos para a região, Pecém (CE) e Suape (PE), estão previstas.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM participa de seminário sobre ilegalidades na cadeia produtiva do ouro na América Latina

1 de julho de 2022

O diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Júlio Nery, participou da mesa de abertura…

LEIA MAIS

Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

26 de setembro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS

Seminário ESG – Mineração do Brasil começa amanhã

22 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e as mineradoras associadas estão à frente de um ousado projeto de transformação do setor mineral,…

LEIA MAIS