NOTÍCIAS

Licença para Projeto Posse sai em breve

26 de abril de 2013

Crusader deve receber na próxima semana autorização ambiental para construção de complexo em Caetérn A Crusader cio Brasil Mineração Ltda, subsidiária da australiana Crusader Resourc

rn

Crusader deve receber na próxima semana autorização ambiental para construção de complexo em Caeté

rn

 A Crusader cio Brasil Mineração Ltda, subsidiária da australiana Crusader Resources, deve receber, na próxima semana, a licença ambiental para iniciar a construção de um complexo minerador destinado à produção de 400 mil toneladas anuais minério de ferro, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

rn

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) julga na próxima quarta-feira a licença prévia (LP) concomitante com a licença de instalação (LI), que já têm parecer técnico favorável, do empreendimento, denominado projeto Posse.

rn

 A mineradora não se pronunciou, mas conforme relatório da Semad, a estrutura do complexo mineradora está pronta há dois anos e demandou investimentos estimados em R$ 22 milhões à época. A vida útil da jazida, em princípio, é avaliada entre seis e oito anos e a produção será majoritariamente destinada ao mercado doméstico.

rn

O início das atividades de produção aguardava a liberação do órgão ambiental porque, em 2010, a Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF) foi cancelada pela Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Região Central (Supram Central) devido à localização do empreendimento, inserido dentro da Unidade de Conservação e Proteção Integral do Monumento Natural da Serra da Piedade.

rn

Relatório — Conforme informações contidas no relatório da Semad, a lavra será conduzida a céu aberto, em bancadas sucessivas a meia encosta, subverticais, com altura de 10 metros e bermas de 4 metros. O desmonte será feito mecanicamente. Como o minério é friável, o material será desmontado diretamente com escavadeira hidráulica.

rn

O carregamento será efetuado por carregadeiras de porte médio e o transporte por caminhões basculantes da Mercedes Benz ou similar. Em função da característica do minério da empresa, não será necessária a utilização de nenhum tipo de explosivo para a extração mineral. A cava já encontra- se aberta em função de já ter sido explorada no passado.

rn

A Crusader poderia alcançar um volume de produção perto de 1,5 milhão de toneladas anuais do insumo siderúrgico, mas, em função de algumas restrições impostas pelo Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM), a produção ficará na casa das 400 mil toneladas por’ ano.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Diário do Comércio

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS

Sindirochas e Abirochas juntos no MME para discutir a CFEM

3 de dezembro de 2018

Os presidentes do Sindirochas, Tales Machado, e Abirochas, Reinaldo Sampaio, se reuniram com a Secretária de Geologia e Mineração e…

LEIA MAIS

IBRAM realiza oficina para atualização do guia de planejamento do fechamento de mina

30 de outubro de 2023

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza nesta segunda e terça-feira, 30 e 31 de outubro, em Belo Horizonte (MG), …

LEIA MAIS